Questões de Concurso Público Prefeitura de Foz do Iguaçu - PR 2019 para Agente de Combate a Endemias

Foram encontradas 13 questões

Q1764014 Saúde Pública
A Leishmaniose Visceral é uma doença crônica e sistêmica que, quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos. Seu reservatório na área urbana, o _________________ é a principal fonte de infecção. No ambiente silvestre, os reservatórios são as raposas e os marsupiais. (Guia de Vigilância em Saúde – Ministério da Saúde – 2019).
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Alternativas
Q1764015 Saúde Pública
Segundo o Guia de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (2019), a Leptospirose é uma doença infecciosa febril de início abrupto, cujo espectro clínico pode variar desde um processo inaparente até formas graves. No Brasil, é uma doença endêmica; torna-se epidêmica em períodos chuvosos, principalmente nas capitais e regiões metropolitanas, devido às enchentes associadas à aglomeração populacional de baixa renda, condições inadequadas de saneamento e alta infestação de seus principais reservatórios, que são os(as):
Alternativas
Q1764016 Saúde Pública
De acordo com o Guia de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (2019), a prevenção da Doença de Chagas está intimamente relacionada à forma de transmissão. Para a transmissão vetorial, é imprescindível instituir práticas de manejo sustentável do ambiente, higiene e medidas corretivas em locais com infestação e melhoria nas condições de moradia. Assim, como medidas de prevenção dessa doença, deve-se orientar a população a:
I. Manter quintais limpos, evitando acúmulo de materiais, e manter criações de animais afastadas da residência. II. Vedar frestas e rachaduras nas paredes e usar telas em portas e janelas. III. Adotar medidas de proteção individual, como o uso de repelentes e roupas de mangas longas durante a realização de atividades noturnas, bem como o uso de mosquiteiros ao dormir.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1764017 Saúde Pública
Segundo o Guia de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (2019), na febre amarela, o agente etiológico é transmitido por artrópodes (vetores), da família Culicidae, habitualmente conhecidos como:
Alternativas
Q1764018 Saúde Pública
Com base no Guia de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (2019), em relação à Febre Amarela, analise as afirmativas que seguem, assinalando V, se verdadeiras ou F, se falsas.
( ) Doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, de evolução abrupta e gravidade variável, com elevada letalidade nas suas formas graves. ( ) No ciclo silvestre da febre amarela, os macacos são considerados os principais reservatórios. ( ) A vacina febre amarela – VFA (atenuada) é a medida mais importante e eficaz para prevenção e controle da doença.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: E
4: C
5: A