Questões de Concurso Público IMESF 2019 para Cirurgião Dentista

Foram encontradas 4 questões

Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: IMESF Prova: FUNDATEC - 2019 - IMESF - Cirurgião Dentista |
Q2010233 Odontologia
 Um estudo teve por objetivo avaliar a relação entre o tipo de escova de dente e o número de escovações diárias com a recessão gengival. Para isso, um pesquisador treinado e calibrado aplicou um questionário a uma amostra representativa de adultos. O questionário coletou as seguintes informações: tipo de escova dental, classificando a dureza das cerdas em extramacia, macia, média e dura, e o número de escovações dentárias ao dia. Após a entrevista, foi realizado um exame bucal para registro do número de dentes com recessão gengival. Nesse sentido, assinale a alternativa que aponta corretamente o delineamento do estudo e a medida de frequência correspondente a esse delineamento. 
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: IMESF Prova: FUNDATEC - 2019 - IMESF - Cirurgião Dentista |
Q2010235 Odontologia
Assinale a alternativa INCORRETA acerca da técnica de aplicação dos géis contendo flúor.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: IMESF Prova: FUNDATEC - 2019 - IMESF - Cirurgião Dentista |
Q2010236 Odontologia

Analise as assertivas abaixo sobre a fluoretacão das águas de abastecimento público:


  I. É elemento essencial da estratégia de promoção da saúde, eixo norteador da Política Nacional de Saúde Bucal.

 II. Nenhuma água de abastecimento público deve ser fornecida aos consumidores sem que se conheça o seu teor de flúor; para tanto, uma das ações de vigilância é o denominado heterocontrole, situação em que o próprio órgão de vigilância sanitária se encarrega da coleta e análise dos teores adequados.

III. No Brasil, o teor adequado de flúor foi regulamentado pela Resolução MS 518/2004. O valor máximo permitido de fluoreto é 1,9 ppm, ou seja, 1,9 mg de fluoreto por litro de água. Na região sul, o teor ideal é 0,6 ppm ou 0,6 mg de flúor por litro de água.


Quais estão corretas? 

Alternativas
Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: IMESF Prova: FUNDATEC - 2019 - IMESF - Cirurgião Dentista |
Q2010238 Odontologia

Estudos epidemiológicos recentes têm se preocupado em explorar aspectos determinantes dos diferenciais de prevalência da fluorose, a partir da análise de exposição a fatores de risco. Sobre esses fatores, analise as assertivas a seguir:


  I. O principal fator de risco associado à fluorose dentária é o aumento da ingestão média de fluoretos por meio de múltiplas fontes. O uso de água fluoretada, dentifrício fluoretado, suplementos com flúor e bebidas ou alimentação infantil em pó́ contendo fluoretos antes dos seis anos de idade têm sido considerados os fatores mais importantes.

 II. O acesso precoce a produtos com flúor, incluindo o uso de dentifrício fluoretado, o uso de soluções para bochechos e a aplicação profissional antes dos três anos de idade, também são apontados como fatores de proteção à fluorose dentária.

III. Outras fontes adicionais de flúor como água mineral, sal fluoretado, chás e bebidas infantis podem aumentar o risco de fluorose dentária em crianças. Sobretudo no contexto brasileiro, em que se faz uso de sal fluoretado, como política pública.


Quais estão corretos?

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: D
4: A