Questões de Concurso Público Câmara de Triunfo - RS 2018 para Contador
Foram encontradas 10 questões

I. A lacuna da linha 06 ficaria corretamente preenchida por ‘à', visto haver as condições necessárias para o uso de crase nessa ocorrência. II. Na linha 11, a lacuna ficaria corretamente preenchida pela preposição ‘a’. III. A lacuna da linha 43 ficaria corretamente preenchida pelo artigo ‘a’, já que antecede palavras no feminino.
Quais estão corretas?

I. A palavra ‘tostão’ (l.14) significa uma quantia pequena de dinheiro, visto que antigamente esse vocábulo se referia a uma moeda. II. A palavra ‘roda’ (l.18) poderia ser substituída por ‘vetor’ sem acarretar mudança de sentido. III. O vocábulo ‘esteira’ (l.22) poderia ser substituído por ‘motivação’ sem alterar o contexto. IV. O vocábulo ‘brechas’ (l.41) é empregado de forma figurada e significa, nesse caso, ‘oportunidades’.
Quais estão INCORRETAS?

( ) A expressão ‘No coração’ (l.09-10) é empregada de forma conotativa e poderia ser alterada para ‘No âmago’, sem alteração de sentido. ( ) A palavra ‘fatalmente’ (l.24) é empregada de forma denotativa e tem o mesmo sentido que a expressão ‘sem sombra de dúvidas’. ( ) ‘entregaram-se de cabeça’ (l.32) é uma expressão popular que foi empregada de forma conotativa e tem o mesmo sentido de ‘empenhar-se’.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

I. O vocábulo ‘Mas’ (l.16) é uma conjunção coordenativa adversativa e poderia ser substituído por ‘Porém’ sem implicar erro à frase. II. Na linha 18, ‘se bem que’ substituiria adequadamente ‘embora’, mantendo-se a semântica e a sintaxe do período. III. Na linha 32, o nexo coesivo ‘Além disso’ poderia ser substituído por ‘Também’ sem provocar erro.
Quais estão corretas?

I. As palavras ‘excelente’ e ‘excesso’ apresentam dois dígrafos cada. II. O vocábulo ‘reciprocidade’ apresenta o mesmo número de letras e fonemas, um encontro consonantal e nenhum encontro vocálico. III. ‘bem estar’ está grafado incorretamente, visto que é necessário emprego do hífen entre as palavras ‘bem’ e ‘estar’, sendo um substantivo masculino composto hifenizado.
Quais estão corretas?

I. Na linha 09, o ‘que’ exerce a função de sujeito da oração adjetiva. II. Na linha 21, o ‘que’ classifica-se como uma conjunção integrante e introduz uma oração subordinada substantiva subjetiva. III. Na linha 35, o ‘que’ funciona como um pronome relativo, introduzindo uma oração subordinada adjetiva explicativa.
Quais estão corretas?

( ) Na linha 13, o ponto final poderia ser substituído por vírgula, com as devidas adequações, sem acarretar prejuízo à semântica e à sintaxe da frase. ( ) Para haver pontuação correta no período das linhas 15 e 16, faz-se necessário o emprego de uma vírgula após a palavra ‘menos’, separando a oração subordinada reduzida adverbial temporal. ( ) Na linha 41, se colocássemos uma vírgula após ‘estudiosos’, não acarretaria mudanças no período.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Lembrei-me do livro "The New Economics", lançado em 2009 por dois britânicos, com propostas bem determinadas sobre como deveria ser um novo sistema ___ luz do desenvolvimento que leve em conta não só o lucro, mas também as pessoas.
I. Lembrei-me do livro “The New Economics”, de 2009, com sugestões bem delineadas sobre um sistema original tendo em vista o desenvolvimento que leve em conta mais as pessoas do que somente o lucro. II. Veio-me à mente o livro “The New Economics”, de 2009, lançado por dois britânicos, com propostas bem estabelecidas a respeito de como deveria ser um novo sistema com base no desenvolvimento que considere também as pessoas além do lucro. III. Recordei-me do livro “The New Economics”, lançado em 2009 por uma dupla de britânicos, sobre como deveria ser um novo sistema com propostas bem determinadas conforme o desenvolvimento que considere não só o lucro, mas também as pessoas.
Quais mantêm o sentido da frase em destaque?

Tem muito a se refletir sobre a notícia de que o Japão está pedindo que os trabalhadores tirem uma manhã de folga e, consequentemente, avisando aos empresários que, embora não seja uma lei, esta deverá ser a diretriz de agora em diante no país.
I. O período apresenta 7 orações. II. ‘Tem muito a se refletir sobre a notícia’ é a oração principal. III. Não há nenhuma oração subordinada substantiva objetiva direta.
Quais estão corretas?

I. O Japão espera, com a redução da carga de trabalho, melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes, visto que muitos deles sofrem de doenças desenvolvidas em razão do trabalho, e fazer com que eles tenham mais horas de lazer e menos preocupação com o consumo. II. Infere-se, a partir do último parágrafo, que é possível haver uma nova maneira de ver o trabalho. No entanto, deve-se levar em conta a economia do lugar e as possíveis preocupações envolvidas nesse processo. III. Segundo o texto, trabalhar menos pode proporcionar benefícios como melhor aproveitamento do tempo livre, através de atividades de lazer, por exemplo, aumento da qualidade de vida de um modo geral, além do estímulo a uma nova visão sobre consumismo.
Quais estão INCORRETAS?