Questões de Concurso Público Prefeitura de Nova Petrópolis - RS 2015 para Professor - Português

Foram encontradas 6 questões

Q1329609 Português

Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/viagem/noticia/2015/03/pousada-oferece-experiencia- espiritual-na-serra-gaucha-4720247.html - Texto adaptado. 

O visitante pode apreciar, em todo o hotel, a riqueza de detalhes que marca uma época em que tudo era produzido no próprio seminário, apenas o açúcar e o sal vinham de fora (l. 20-22).
Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, nas seguintes afirmações acerca do período acima.
( ) As duas vírgulas que isolam em todo o hotel justificam-se por se tratar de um adjunto adverbial deslocado. ( ) Caso a expressão em todo o hotel fosse deslocada para o início da frase, continuaria sendo seguida de vírgula. ( ) A oração que marca uma época está adjetivando a palavra riqueza. ( ) A terceira vírgula poderia ser substituída por ponto e vírgula, pois antecede uma oração coordenada.

A ordem correta de preenchimentos dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1329632 Português


Fonte: Anna Raquel - http://revistaescola.abril.com.br/blogs/leitura - Adaptação

Segundo Fiorin (2003), “pressupostos são ideias não expressas de maneira explícita, que decorrem logicamente do sentido de certas palavras ou expressões contidas na frase”. Nesse sentido, analise as afirmações que seguem sobre as inferências que podem ser feitas em determinadas passagens do texto.


I. O uso do vocábulo mais (l. 01) permite afirmar que a indicação de livros por amigos é a que é mais seguida pela autora.

II. A ocorrência do advérbio totalmente (l. 05) permite afirmar que a autora considera que a sinopse é a responsável pelo fato de ela procurar livros por conta própria.

III. A utilização de às vezes (l. 30) possibilita que o leitor infira que nem sempre pode ser bom navegar pelo desconhecido.



Quais estão corretas?

Alternativas
Q1329633 Português


Fonte: Anna Raquel - http://revistaescola.abril.com.br/blogs/leitura - Adaptação

Analise as afirmações que seguem sobre a construção sintática do seguinte período do texto: mas sei que há quem não dispense (l. 08), assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Segundo Cegalla, as orações subordinadas são aquelas que dependem de outra, servindo-lhe de termo e completando-lhe o sentido, conforme se verifica com a oração que há quem não dispense, que funciona em relação à forma verbal sei como objeto direto. ( ) De acordo com Cegalla, período composto é constituído de duas ou mais orações. No período acima, podemos afirmar que há três orações subordinadas. ( ) O nexo coesivo mas, também denominado conjunção integrante, estabelece relação de oposição no período acima.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1329634 Português


Fonte: Anna Raquel - http://revistaescola.abril.com.br/blogs/leitura - Adaptação

Analise as afirmações que seguem em relação ao preenchimento de lacunas do texto:
I. A lacuna da linha 02 deve ser preenchida obrigatoriamente pela preposição de, atendendo à regência do substantivo títulos. II. Na linha 20, atendendo à regência do vocábulo ansiosa, a lacuna poderia ser preenchida por para ou por. III. Atendendo à regência do verbo assistir (l. 27), a lacuna deve ser preenchida por à.

Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q1329637 Português


Fonte: Anna Raquel - http://revistaescola.abril.com.br/blogs/leitura - Adaptação

Sobre o uso de pronomes, analise a frase que segue e as afirmações subsequentes:
Nenhum de nós o conhecia. (l. 18).
I. Na frase, há três pronomes, sendo que todos têm o mesmo referente. II. A expressão Nenhum de nós, sintaticamente, é sujeito da oração; morfologicamente, constitui-se de dois pronomes e de uma preposição. III. O pronome oblíquo “o” constitui uma ênclise, devido à ocorrência do pronome pessoal nós.

Quais estão corretas?
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: A
4: E
5: B