Questões de Concurso Público Prefeitura de Gramado - RS 2015 para Assistente Social

Foram encontradas 2 questões

Q1381333 Serviço Social
Iamamoto (2009) chama a atenção para o fato de que na atualidade são inúmeros os desafios profissionais e acadêmicos que se apresentam ao Serviço Social. Considerando os desafios, analise as assertivas abaixo, assinalando V se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Exigência de rigorosa formação teórico- metodológica que permita explicar o atual processo de desenvolvimento do capitalismo Industrial. ( ) Reconhecimento das formas particulares pelas quais o capitalismo industrial vem se realizando no Brasil, assim como suas implicações na órbita das políticas públicas e consequentes refrações no exercício profissional. ( ) Rigoroso acompanhamento da qualidade acadêmica da formação universitária ante a vertiginosa expansão do ensino superior privado e da graduação a distância no país. ( ) Defesa das condições de trabalho e da qualidade dos atendimentos, potencializando a nossa autonomia profissional diante dos movimentos sociais. ( ) Em tempos de ofensiva do capital, a profissão precisa se fortalecer e recuar na luta ofensiva, priorizando a consolidação da autonomia profissional e do processo de trabalho na esfera dos serviços públicos, já que as conquistas pelas políticas públicas exigem maior qualidade e eficácia técnica.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1381335 Serviço Social
Lacerda afirma que existem contradições, no cotidiano, do exercício profissional do Assistente Social. Analise as assertivas abaixo sobre esse tema, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Sendo a coesão social representada pelas forças que mantêm os homens juntos em sociedade e que lhes permitem viver em certo consenso e ordem social, a esfera cotidiana do trabalho do Assistente Social tende à alienação, ao cumprimento de rotinas e tarefas, limitadas à superficialidade e ao senso comum. ( ) O Assistente Social comprometido com a emancipação humana precisa especializar- se cada vez mais para tornar-se um gestor burocrata, garantindo, assim, uma ação eficaz para o projeto social hegemônico. ( ) O pensamento, limitado pela pressão do dia a dia, se restringe a dar respostas automáticas e superficiais a diversas situações singulares que são homogeneizadas a partir de sua superficialidade por meio de instrumentos de gestão de políticas sociais pautados em um arcabouço jurídico-burocrático e, dessa forma, organizam a rotina dos serviços que possuem impacto no cotidiano da família trabalhadora ( ) O fazer cotidiano serve ao capital para produzir a complexa coesão social, não deixando possibilidades de manutenção da vida do trabalhador.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B