Questões de Concurso Público BRDE 2015 para Analista de Projetos-Agronomia

Foram encontradas 4 questões

Q522783 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Sendo uma das práticas mais utilizadas com objetivo de melhorar as condições de estrutura, fertilidade do solo e racionalização do uso de fertilizantes, a adubação verde está entre as práticas mais incentivadas. Essa tecnologia de manejo apresenta efeitos benéficos ao sistema solo- planta. Portanto, dentro da premissa de manter o solo permanentemente coberto, algumas espécies de plantas apresentam-se como protetoras e melhoradoras do solo, além de funcionarem também como adubo verde. Como regra, qualquer espécie vegetal pode ser utilizada como cultura de cobertura. Porém, ao se considerar as características desejadas para integrar um sistema de produção que inclua a prática da adubação verde, algumas espécies tornam-se prioritárias pelas suas características. Analise as características abaixo em relação à sua prioridade:


I. Sistema radicular profundo para facilitar a reciclagem dos nutrientes.


II. Elevada produção de massa seca foliar.


III. Elevada cobertura do solo, velocidade de crescimento, decomposição e reciclagem.


IV. Lento crescimento, garantindo maior tempo de cobertura do solo.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q522784 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Relacione os nomes das etapas de desenvolvimento frutífero, na Coluna 1, à sua correta descrição, na Coluna 2.


Coluna 1

1. Senescência.

2. Climatério.

3. Maturação.

4. Maturação fisiológica.

5. Crescimento.


Coluna 2

( ) Caracterizada por uma série de alterações bioquímicas, associadas ao aumento da taxa respiratória e produção autocatalítica de etileno, marcando o limite entre o crescimento e o envelhecimento.

( ) Aumento irreversível de atributos físicos de um fruto em desenvolvimento.

( ) Ocorre após o desenvolvimento do fruto, quando cessa o crescimento devido à sua limitada capacidade de síntese, ocorrendo transformações bioquímicas que tendem à degradação, influenciando na determinação da perecibilidade do fruto.

( ) Caracterizada por alterações sensoriais relacionadas à textura, aparência e ao sabor, quando os frutos são transformados em produtos atrativos para o consumo, sendo um processo normal e irreversível.

( ) Ocorre quando cessa a translocação dos fotossintatos, e, a partir disso, a planta aciona mecanismos para desidratação das sementes, as quais se encontram totalmente formadas e prontas para a disseminação.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q522788 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A determinação do adequado grau de maturação, por ocasião da colheita da fruta, é de grande importância para que o produto atinja seu objetivo (o mercado ou a agroindústria) em perfeitas condições. O grau de maturação ideal varia muito conforme a espécie e, também, com o cultivar (problema). Outro fator determinante para o ponto de colheita é saber o destino que será dado à fruta, assim frutas destinadas ao consumo in natura devem ser colhidas maduras ou ligeiramente firmes, enquanto as destinadas à industrialização ou armazenamento (no geral) podem ser colhidas com um grau de maturação menos avançado. Como é o caso da maçã em contraposição à uva, que, para a destinação industrial, demanda atingir seu ponto máximo de maturação. Dessa forma, para que as frutas obtenham condições de expressarem sua máxima qualidade, o momento da colheita deve respeitar as características fisiológicas de cada espécie. Desse modo, para o caso da uva com finalidade industrial, a colheita deve ser sempre realizada quando a fruta atingir o ponto de maturidade horticultural, o qual coincide com o
Alternativas
Q522790 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O desenvolvimento de plantas espontâneas junto às culturas agrícolas interfere no seu bom desenvolvimento e manejo, o que pode ser atribuído à competição entre as plantas, mas também pode estar relacionada à interação alelopática. Ocorre que, dependendo do grau de infestação, a produção da cultura agrícola de interesse econômico poderá ser reduzida, acarretando prejuízo. Na prática do sistema de Plantio Direto, a lixiviação e exsudação de substâncias assumem grande importância, uma vez que ocorre a deposição de expressiva quantidade de material vegetal sobre o terreno. Essa deposição da palhada representa o fundamento mais essencial do plantio direto. Tal prática ajuda no controle de plantas daninhas devido, entre outros fatores, à ação alelopática, que significa:
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: D
4: E