Questões de Concurso Público BRDE 2015 para Analista de Projetos-Agronomia

Foram encontradas 2 questões

Q522789 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As deficiências e desequilíbrios decorrentes da nutrição mineral, frequente nos rebanhos bovinos do Brasil, têm levado a sérios prejuízos econômicos aos produtores, seja por mortes, doenças ou baixo desempenho produtivo das criações. A parorexia está entre as principais consequências que a deficiência desse mineral pode causar, principalmente em animais adultos. Tal patologia produz um apetite pervertido no qual o animal alimenta-se do que normalmente não serve como alimento. Comportamento sintomático que pode agravar ainda mais o problema, pois, em caso de ingestão de animais mortos, há risco de toxinas do botulismo. Nos animais jovens, o crescimento é retardado com a perda de peso, pois há redução no consumo de alimentos e queda na eficiência de aproveitamento energético. Nas vacas, a produção de leite cai, os cios são irregulares com anestro prolongado, e consequente baixa de fertilidade. As forragens dos pastos têm níveis muito baixos desse mineral, e a situação se agrava quando as plantas estão secas. Já cereais e subprodutos de sementes são relativamente ricos nesse mineral. O diagnóstico poder ser feito através da observação dos sintomas, da determinação dos seus teores plasmáticos e de seus teores na forrageira, mistura mineral, concentrados, etc.


A respeito de qual mineral se refere o texto acima?

Alternativas
Q522799 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Dentre as questões mais importantes para o investimento na produção animal, estão os problemas ligados às adequadas condições das construções rurais. Tais construções representam uma parcela significativa do investimento produtivo e, quando não são adequadamente planejadas, podem causar sérios prejuízos ao sistema de produção. Em alguns casos, esse item pode ser responsável pela redução na eficiência produtiva e pelo insucesso do empreendimento. Considerando tais definições, a necessidade de haverem condições relacionadas à zona de conforto térmico para a criação, bem como condições de ventilação e confinamento, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, em relação às condições de maximização de conforto térmico dos animais.


( ) A hipotermia em bovinos, caprinos e suínos adultos está na faixa de temperatura ambiente entre 2 e 5ºC, em que os animais perdem calor para o ambiente e são levados à morte.


( ) Para que o desempenho de um animal atinja seu nível ótimo, é necessário respeitar a zona de conforto térmico, a qual corresponde à faixa de temperatura efetiva ambiental em que o animal mantém constante sua temperatura corporal, não havendo sensação de frio ou de calor.


( ) A zona de conforto térmico é a mesma para todos os mamíferos.


( ) Na zona de conforto térmico, os animais não trocam calor com o ambiente.


( ) Na adequação de construções rurais para um maior conforto térmico, a abertura de respiros, lanternins e claraboias, bem como o uso de quebra-ventos e vegetação nos entornos, auxiliam no conforto térmico da construção.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Respostas
1: B
2: A