Questões de Concurso Público Prefeitura de Guamaré - RN 2024 para Técnico em Radiologia

Foram encontradas 25 questões

Q2395747 Radiologia
O raio-x é disparado da ampola em direção ao paciente, a energia interage e atravessa o corpo do paciente, chegando até o chassi, onde interagem com os haletos de prata do filme radiográfico, produzindo uma imagem latente. A imagem obtida no exame já existe, porém é invisível na imagem latente do filme. Dessa forma, o técnico de radiologia deve ter o conhecimento do fluxo de produção e de deslocamento dos elétrons dentro de uma ampola, além de todos os mecanismos envolvidos na produção da radiação. Considere essas informações e avalie as afirmações a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


http://radiologiaconcurso.blogspot.com/2017/12/o-que-ocorre-dentro-de-uma-ampola-de.html%20acessado%20em%2006/11/2023



I. Dentro do tubo de raios X, o feixe de elétrons é gerado por emissão termoiônica em um filamento aquecido.

II. O filamento é um componente fundamental para o dispositivo de geração dos raios x; nele são produzidos os elétrons que serão acelerados em direção ao anodo.

III. Quanto maior a tensão aplicada ao tubo, maior será a energia dos raios x gerados e maior também o seu poder de penetração.

IV. É importante saber que cerca de 99% dessa energia é transformada em calor e apenas 1% é convertida em raios x.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Q2395748 Radiologia
O propósito principal dos aparelhos e técnicas de radiologia diagnóstica é transferir informações a partir de um feixe de raios X para o complexo olho-cérebro do radiologista. O feixe de raios X que emerge do tubo é quase uniformemente distribuído no espaço. Após a interação com o paciente, o feixe de raios X de formação da imagem não é mais distribuído uniformemente no espaço, mas varia de acordo com as características dos tecidos que ele atravessou. Os raios X que formam a imagem são aqueles que emergem do paciente e interagem com o receptor da imagem. O meio que converte o feixe de raios X em imagem visível é chamado de receptor de imagem (RI). O mais comum RI ainda é o filme fotográfico. Dessa forma, é correto afirmar que
Alternativas
Q2395749 Radiologia
O sistema esquelético do ser humano é formado por 206 ossos classificados de acordo com o formato e a localização. Pela forma, os ossos são classificados em cinco principais tipos: longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides. O esqueleto axial de um adulto é composto por cerca de 80 ossos, já o esqueleto apendicular por 126 ossos, sendo necessário ao técnico de radiologia conhecimento básico pra os procedimentos a serem realizados por ele. Sobre anatomia óssea é importante saber das características fundamentais para serem realizadas as técnicas radiológicas. Com base nessa descrição, avalie as informações a seguir.

I. Os ossos curtos têm a forma similar de um cubo e são encontrados em punhos e tornozelos, apresentando 8 ossos carpais e 7 ossos tarsais.

II. Os ossos que possuem forma peculiares são agrupadas em uma categoria final denominada de ossos irregulares, entre os quais pode-se citar vértebras, ossos da face, ossos da base do crânio e ossos da pelve.

III. Os ossos longos são constituídos por um corpo e duas extremidades. Esses tipos de ossos são encontrados apenas no esqueleto apendicular e possuem uma porção compacta e outra esponjosa.

IV. Os ossos mais velhos apresentam uma medula mais amarelada e os ossos novos apresentam uma medula avermelhada. Apresentam um revestimento denominado periósteo.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2395750 Radiologia
No processo de formação da imagem, vários fatores podem vir a interferir na qualidade final da imagem. Com isso, o técnico de radiologia deve ter o conhecimento suficiente para adequar a técnica de melhor qualidade para obtenção de uma imagem que venha a não interferir no diagnóstico final do médico radiologista. Ao se preparar para fazer uma exposição radiográfica, o tecnólogo / técnico em radiologia seleciona ajustes específicos para cada um dos fatores descritos: kVp, mAs e DFR. As seleções no painel de controle são baseadas na avaliação do paciente, na espessura da parte anatômica e no tipo de acessório utilizado. A maioria dos tubos de raios X é equipada com dois tamanhos de foco. Com isso o conhecimento sobre é fundamental. Desta forma, é correto afirmar:
Alternativas
Q2395751 Radiologia
Paciente refere obstrução nasal importante bilateral há 12 dias, acompanhada de rinorreia, inicialmente hialina, que evoluiu para rinorreia purulenta nos últimos 7 dias. Refere, ainda, febre medida de 38,5° há 3 dias da consulta. Nesse mesmo período, paciente também refere tosse produtiva e dor intensa em toda a face, pior pela manhã com melhora parcial com uso de anti-inflamatórios. O paciente também alega que houve uma diminuição progressiva do olfato nesse período. Quanto à audição, sentia plenitude auricular à esquerda. Nega dispneia ou crises de broncoespasmos nesse período. Por 5 dias, fez uso de lavagem nasal com soro fisiológico 0,9 %, anti-histamínico com descongestionante sistêmico, e anti-inflamatórios sem melhoras. Quando se relaciona o quadro clínico do paciente à anatomia, pode-se ter uma relação fundamental para o entendimento do processo de que esse paciente está sendo acometido e sobre os ossos da face envolvidos nesse quadro de sinusite.

A partir das informações apresentadas, é correto afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: D
5: B