Questões de Concurso Público UNICAMP 2025 para Meteorologista
Foram encontradas 12 questões
A respeito dos movimentos atmosféricos, avalie as afirmativas a seguir.
I. O vento geostrófico é um escoamento horizontal, uniforme, paralelo às isóbaras e ocorre nos níveis superiores da atmosfera, onde os efeitos da fricção são desprezíveis.
II. Os ciclones são escoamentos curvos fechados em torno de centros de alta pressão. Já os anticiclones caracterizam-se por escoamentos igualmente fechados, porém em torno de centros de baixa pressão.
III. O vento ciclostrófico é um escoamento atmosférico curvo em pequena escala horizontal, em que a força de Coriolis é desprezível em comparação à força do gradiente de pressão, e ocorre em torno de um centro de baixa pressão.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
Considere um gás ideal que pode ir do estado inicial (i) ao estado final (f) seguindo diferentes caminhos, representados a seguir em um diagrama de pressão e volume (p, V). Considere que Vf > Vi e analise as afirmativas a seguir.

I. No caminho i → m → f, o gás realiza uma expansão isobárica, seguida de um resfriamento isocórico.
II. No caminho direto i → f, o gás realiza uma expansão isotérmica.
III. O trabalho realizado pelo gás é o mesmo ao considerar os caminhos i → m → f e i → m’ → f.
Nesse contexto, pode-se afirmar:
A respeito da Força de Coriolis, assinale com V as afirmativas verdadeiras e, com F, as falsas.
( ) É a força responsável pela geração dos ventos.
( ) É proporcional à velocidade do vento.
( ) Seu efeito é máximo no equador e diminui na direção dos polos.
( ) É a força responsável por alterar a direção do movimento dos ventos.
Assinale a sequência correta.
Um gás é dito perfeito (ou ideal) quando obedece rigorosamente às leis de Boyle e Charles – Gay Lussac. Entre as moléculas de um gás ideal não existe qualquer tipo de interação, exceto quando colidem. A equação de estado dos gases perfeitos é aquela que relaciona suas três variáveis de estado.
Assinale a alternativa que apresenta apenas variáveis de estado relacionadas na equação de estado dos gases perfeitos.
Considerando as aplicações do Ciclo de Carnot para a Segunda Lei da Termodinâmica, analise as afirmativas a seguir:
I. O ciclo de Carnot é um motor térmico, que pode ser representado por transformações isotérmicas e adiabáticas.
II. É possível realizar trabalho por meio de um motor térmico operando com apenas uma fonte de calor.
III. Uma transformação cujo único resultado final seja transferir calor de um corpo a uma dada temperatura para outro corpo a uma temperatura mais alta é impossível.
Nesse contexto, pode-se afirmar:
A equação do equilíbrio hidrostático, fundamental para aplicações em meteorologia, mostra que a pressão atmosférica _________ com o aumento da altura, a uma taxa dada pelo produto_________ do ar e da aceleração da gravidade.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado acima, na ordem em que aparecem.
Para conhecer a condição de equilíbrio de uma determinada camada da atmosfera, basta confrontar a inclinação da reta que traduz seu gradiente vertical de temperatura com as linhas que representam as razões adiabática e pseudoadiabática. Sabendo que a razão pseudoadiabática é sempre menor que a adiabática, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) A camada será absolutamente estável quando a variação vertical de temperatura na atmosfera for menor que a razão pseudoadiabática.
( ) A camada será absolutamente instável se a variação vertical de temperatura na atmosfera for maior que a razão adiabática.
( ) Quando a variação vertical de temperatura na atmosfera for superior à razão pseudoadiabática, porém menor que a razão adiabática seca, a camada será condicionalmente instável, ou seja: será instável se o ar estiver saturado e estável no caso contrário.
Assinale a sequência correta.
Uma amostra de 87 g de ar seco possui uma temperatura inicial de 270 K e pressão de 831 mb. Durante um processo isobárico, calor é adicionado e o volume se expande em 20% em relação ao seu volume inicial. Considere que a massa molar média do ar seco é M ≈ 29 g/mol e a constante universal dos gases perfeitos é R ≈ 8,31 J/(mol.K). Analise as afirmativas a seguir:
I. O trabalho realizado é zero, pois trata-se de uma transformação isobárica.
II. O volume inicial é maior que 80 litros.
III. A temperatura ao final do processo é de 324 K.
Nesse contexto, pode-se afirmar:
“A emitância radiante total de um corpo negro é diretamente proporcional à quarta potência de sua temperatura absoluta.” (Vianello e Alves, 2012)
Essa afirmativa refere-se à seguinte lei de radiação:
Analise as afirmativas a seguir.
I. Radares meteorológicos transmitem ondas eletromagnéticas na faixa do ultravioleta, focalizadas em um feixe estreito através de uma antena parabólica. Estas ondas são compostas por um vetor campo elétrico e um vetor campo magnético que oscilam perpendicularmente entre si no tempo e no espaço ao longo de uma dada distância.
II. As ondas eletromagnéticas podem interagir com um alvo material através do espalhamento, absorção ou refração da radiação à medida que se propagam na atmosfera. Esta propagação ocorre a uma velocidade muito próxima à velocidade da luz no vácuo.
III. Uma das principais características que favorece a utilização de micro-ondas em radares meteorológicos é a sua capacidade de penetrar os hidrometeoros que compõem uma nuvem, fornecendo informações acerca da estrutura interna da nebulosidade.
Nesse contexto, pode-se afirmar: