Questões de Concurso Público SEMAD 2013 para Engenharia Florestal - Agronômica - Agronomia

Foram encontradas 6 questões

Q453707 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Uma das principais fontes de poluição do solo é a utilização de fertilizantes em quantidade excessiva podendo haver carreamento de nitrogênio e fósforo, principalmente, para as águas superficiais o que pode resultar no problema de:
Alternativas
Q453708 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os fatores de solo que influem no crescimento das plantas podem ser classificados quanto à natureza em físicos, mineralógicos, químicos e biológicos. Marque a alternativa que contém um fator de natureza física do solo.
Alternativas
Q453709 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A qualidade do calcário é fundamental para que a calagem atinja os objetivos de neutralização do alumínio trocável e elevação dos teores de cálcio e magnésio. Na seguinte tabela abaixo são  apresentados resultados de análise de solo de uma área que será implantada a cultura da soja.


                                         Imagem associada para resolução da questão


Com base nas informações e nos resultados da análise de solo apresentados, escolha o tipo de calcário mais indicado para a calagem dessa área.

Alternativas
Q453710 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os solos mais comuns no Brasil são muito intemperizados, com predominância de minerais de argila 1:1, principalmente caulinita, e óxidos e hidróxidos de ferro e alumínio. São solos que em decorrência do processo intenso de intemperização, sofreram grande perda de bases trocáveis e são predominantemente ácidos e com baixa capacidade de troca de cátions (CTC). Estes solos pertencem à classe dos:
Alternativas
Q453718 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os principais minerais ligados à presença e à disponibilidade de potássio (K) nos solos brasileiros são:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: B
5: C