Questões de Concurso Público Prefeitura de Betim - MG 2024 para Fiscal Sanitário II - Farmacêutico

Foram encontradas 9 questões

Q3346660 Farmácia
A Resolução RDC nº 67, do Ministério da Saúde, de 8 de outubro de 2007, estabelece diretrizes sobre Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em farmácias. Este regulamento inclui também normas específicas para a manipulação de preparações estéreis e define requisitos rigorosos para a qualidade da água utilizada nesses processos.

Considerando a importância da qualidade da água na manipulação de preparações estéreis, assinale a afirmativa CORRETA sobre as especificações para essa água, segundo a Resolução RDC nº 67: 
Alternativas
Q3346661 Farmácia
A Lei dos Genéricos (Lei nº 9.787), regulamentada em 1999, representou um marco significativo para a promoção do uso racional de medicamentos e a redução de custos dos tratamentos para os pacientes. A introdução dos genéricos no mercado brasileiro tem permitido maior acesso a tratamentos eficazes a preços mais acessíveis, beneficiando milhões de pacientes e contribuindo para a sustentabilidade do sistema de saúde.

Considerando a importância e os requisitos estabelecidos pela Lei dos Genéricos, assinale a afirmativa CORRETA:
Alternativas
Q3346662 Farmácia
O Artigo 48 da Resolução SES/MG nº 5815/2017 estabelece requisitos específicos para o cumprimento de Boas Práticas no transporte e na distribuição de insumos farmacêuticos e medicamentos que necessitam de condições de armazenamento diferentes das estabelecidas para a zona climática IV (temperatura de 30 ± 2ºC e umidade relativa de 75 ± 5%). Essa resolução visa garantir que os produtos sejam mantidos em condições adequadas durante todo o processo de transporte, desde a origem até o seu destino, assegurando a qualidade e a eficácia dos medicamentos e insumos.

Considerando as informações do Artigo 48 desta Resolução, avalie as afirmações a seguir:

I. Os fabricantes de insumos farmacêuticos e medicamentos devem, conjuntamente com as distribuidoras e as transportadoras, realizar estudo de caracterizações de rota, mediante o detalhamento do percurso em que o produto esteja exposto, desde a sua origem até o seu destino.

II. Os estudos de caracterização de rotas devem abranger: o tipo de transporte utilizado e a medição da temperatura atmosférica nos períodos de embarque e desembarque da carga.

III. Deve ser realizada avaliação das condições de temperatura e umidade a que os produtos e/ou insumos estejam expostos durante todo o percurso.

IV. Após o desenvolvimento dos estudos de caracterização de rotas, os resultados das análises devem estar disponíveis a todos os envolvidos na cadeia de distribuição de insumos farmacêuticos e medicamentos.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3346663 Farmácia
Testes Rápidos e exames que utilizam a tecnologia “point-of-care” têm sido realizados em farmácias. A tecnologia “point-of-care” inclui os testes que utilizam cassetes (semelhantes ao teste de Covid-19) e exames que utilizam algumas gotas de sangue, analisados em equipamentos portáteis de leitura (como beta-HCG, hemoglobina glicada ou colesterol). Devido à grande demanda, principalmente pelos Testes Rápidos em farmácias, a geração de resíduos desta natureza tem aumentado expressivamente nestes estabelecimentos, situação que demanda do profissional farmacêutico a elaboração, implementação e coordenação de Planos de Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde (PGRSS) mais adequados à nova realidade destes estabelecimentos.

A partir da situação apresentada e baseando-se na RDC no 222/2018 (ANVISA), avalie as afirmações a seguir acerca dos resíduos gerados a partir da realização dos testes rápidos:

I. Os testes rápidos de antígeno realizados por meio da coleta da amostra por swab nasal são classificados como resíduos do grupo D, por não haver a presença de sangue e por não apresentarem risco biológico.

II. O acondicionamento dos resíduos dos testes rápidos deve ser realizado em saco vermelho ou branco, que tem de ser substituído quando atingir 2/3 de sua capacidade ou pelo menos uma vez a cada 48 horas, independentemente do volume.

III. O risco biológico e de contaminação ambiental dos resíduos provenientes dos testes rápidos, em especial dos exames que apresentarem amostras suspeitas ou confirmadas para Covid-19, exige o tratamento prévio desses resíduos, como pelo método de autoclavagem, antes da sua disposição final no ambiente. O tratamento dos resíduos pode ser feito dentro ou fora da unidade geradora (farmácia), desde que respeitadas as condições mínimas de acondicionamento e transporte destes resíduos.

É CORRETO apenas o que se afirma em:
Alternativas
Q3346665 Farmácia
A prescrição de medicamentos sujeitos a controle especial é padronizada no país pela Portaria n° 344, de 12 de maio de 1998, da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, objetivando medidas de prevenção e repressão ao uso indevido de substâncias entorpecentes ou que determinem dependência física ou psíquica e ao uso de medicamentos com risco potencial de outros agravos importantes à saúde. A nandrolona, a tretinoína, a morfina e o fenobarbital estão incluídos, respectivamente, em quais grupos de controle especial?
Alternativas
Q3346667 Farmácia
A Resolução da Diretoria Colegiada no 220, de 21 de outubro de 2004, aprovada pela ANVISA, estabelece requisitos mínimos para o funcionamento dos Serviços de Terapia Antineoplásica (STA), incluindo especificações para a infraestrutura das farmácias que preparam medicamentos antineoplásicos, como o uso da Cabine de Segurança Biológica (CSB).

Sobre a instalação e o uso da CSB, leia as afirmações a seguir:


I. A CSB Classe II B2 deve ser instalada em uma sala exclusiva para a preparação de medicamentos para terapia antineoplásica, com área mínima de 5 m².
II. A CSB deve ser ligada e em funcionamento no mínimo por 30 minutos antes do início das atividades de manipulação e permanecer ligada por 30 minutos após a conclusão do trabalho.
III. Qualquer interrupção no funcionamento da CSB exige a imediata paralisação das atividades de manipulação dos medicamentos para terapia antineoplásica.
IV. A CSB deve passar por validação trimestral e sempre que houver movimentação ou reparos, realizada por pessoal treinado, com o processo de validação devidamente registrado.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3346670 Farmácia
A RDC no 44/2009, regulamentada pela ANVISA, estabelece os critérios e as condições mínimas para o cumprimento das Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias.

Sobre os requisitos para a dispensação de medicamentos solicitados de forma remota, assinale a afirmativa CORRETA: 
Alternativas
Q3346672 Farmácia
A Resolução da Diretoria Colegiada no 67, de 8 de outubro de 2007, da ANVISA, dispõe sobre Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em Farmácias.

Sobre a RDC nº 67/2007, assinale a afirmativa CORRETA: 
Alternativas
Q3346673 Farmácia
Uma mulher de 67 anos vai até a farmácia portando uma prescrição de Clonazepam. Após a avaliação da prescrição, o farmacêutico dispensa o medicamento, pois a prescrição estava de acordo com a Portaria nº 344/98, do Ministério da Saúde.
Neste caso, como a prescrição está em conformidade com a legislação vigente, o farmacêutico deve dispensar o medicamento à paciente mediante a:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: D
5: A
6: X
7: A
8: D
9: B