Questões de Concurso Público Prefeitura de Betim - MG 2024 para Fiscal Sanitário II - Biomédico
Foram encontradas 4 questões
Fonte: Fundação Oswaldo Cruz. Glossário de doenças. Leishmaniose. Disponível em: https://agencia.fiocruz.br/leishmaniose
Sobre o diagnóstico laboratorial das leishmanioses, julgue as assertivas abaixo:
I. O diagnóstico imunológico da leishmaniose visceral baseia-se na detecção de anticorpos anti Leishmania através de Reação de Imunofluorescência Indireta ou Teste rápido imunocromatográfico.
II. O diagnóstico parasitológico da leishmaniose visceral baseia-se no encontro de formas amastigotas do parasito em material biológico obtido, preferencialmente, da medula óssea.
III. O diagnóstico diferencial da leishmaniose tegumentar deve levar em consideração sífilis, hanseníase e tuberculose.
IV. O diagnóstico da leishmaniose tegumentar é realizado através da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), onde é possível distinguir da leishmaniose visceral e estimar a carga parasitária no sangue.
É CORRETO o que se afirma em:
( ) O Nível de Biossegurança 1 é adequado ao trabalho que envolva agentes bem caracterizados e conhecidos por não provocarem doença em seres humanos e que possuam mínimo risco ao pessoal do laboratório e ao meio ambiente, como Mycobacterium tuberculosis.
( ) O nível de Biossegurança 2 é adequado ao trabalho que envolva agentes de risco moderado para as pessoas e para o meio ambiente, como Schistosoma mansoni.
( ) O Nível de Biossegurança 3 é aplicável para laboratórios clínicos, de diagnóstico, ensino e pesquisa ou de produção onde o trabalho com agentes exóticos possa causar doenças sérias ou potencialmente fatais como resultado de exposição por inalação, como Vírus da Febre Amarela.
( ) O Nível de Biossegurança 4 é indicado para o trabalho que envolve agentes exóticos e perigosos que exponham o indivíduo a um alto risco de contaminação de infecções que podem ser fatais, além de apresentarem um potencial relevado de transmissão por aerossóis, como vírus ebola.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Fonte: Ministério da Saúde, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/colera/situacao-epidemiologica#:~:text=Em%202024%2C%20foi%20confirmado%20laboratorialmente,e%20de%20sua%20distribui%C3%A7%C3%A3o%20geogr%C3%A1fica.
Sobre o agente etiológico e diagnóstico laboratorial da cólera, analise as proposições abaixo:
I. A coleta do material, quando for fecal, deverá ser feita utilizando o meio de transporte de Cary & Blair.
II. São bactérias oxidase positivas, a maioria é esculina negativa, DNAse positivo.
III. Apresenta vários sorogrupos com base no antígeno B.
IV. Faz parte da microbiota indígena do homem, sendo considerado patógeno oportunista.
É CORRETO o que se afirma em: