Questões de Concurso Público AL-MG 2023 para Analista Legislativo - Arquiteto

Foram encontradas 2 questões

Q2075213 Arquitetura

Leia a citação a seguir:

É quase um dogma a ideia de que quem concebe a estrutura é o profissional engenheiro, que estudou profundamente fórmulas complexas, capazes de resolver os mais difíceis sistemas estruturais. Isso é um grande engano.

Uma coisa é conceber a estrutura, outra é dimensioná-la para que seja capaz de suportar as condições de trabalho às quais estará submetida.

Conceber é compreender, entender e ser capaz de explicar. Conceber algo não significa necessariamente materializá-lo. (REBELLO, Yopanan C. P. A. Concepção Estrutural e a Arquitetura. São Paulo: Editora Zigurate, 2000.p. 26).


Com base na temática introduzida na citação anterior, analise as asserções a seguir.


I. A concepção de uma forma arquitetônica implica na concepção de sua estrutura, e, a seguir, na definição de seu material e dos processos de sua materialização. Ou seja, “quem cria a forma cria a estrutura”.


II. É a resistência do material que garante a um elemento estrutural a capacidade de suportar cargas. Nesse caso, a forma é menos determinante da sua resistência do que a própria resistência do material.


É CORRETO o que se afirma em: 

Alternativas
Q2075214 Arquitetura

O gestor de uma obra pública de arquitetura convocou toda a sua equipe de projetistas para uma reunião de alinhamento acerca dos materiais de acabamento da construção em andamento, uma vez que ele observou incongruências nas suas especificações e/ou nas técnicas de construção. Durante a reunião, foram levantados os seguintes questionamentos:


I. Nas especificações de alguns materiais estavam discriminados todos os dados técnicos dos acabamentos desejados, como, por exemplo, classificação, tipo, dimensão, quantidade, mas não foi indicada nenhuma marca (ou procedência de referência).


II. Não estavam discriminados materiais de menor volume/quantidade, assim como de menor custo. Mas isso não se configurava como um problema, uma vez que, em relação a estes, não residem as maiores dúvidas de interpretação e nem os pormenores de diferenciação.


III. Não foi descrito qual deveria ser o processo de alisamento do gesso em pasta (ou em argamassa) especificado para o revestimento das paredes internas – se com colher ou desempenadeira, ou se com a raspagem final quando o material já adquiriu dureza suficiente. De qualquer forma, o acabamento é sempre muito bom, podendo alcançar polimentos excepcionais.


Ao final da reunião, após muita discussão, concluiu-se que seria necessário revisar as especificações de materiais descritas nos seguintes questionamentos:

Alternativas
Respostas
1: C
2: D