Questões de Concurso Público COPASA 2018 para Analista de Saneamento - Engenheiro Segurança Trabalho

Foram encontradas 25 questões

Q906288 Segurança e Saúde no Trabalho

A legislação trabalhista concede adicional de salário a todo trabalhador que executa suas funções em atividades insalubres ou perigosas sem a devida proteção. A insalubridade está vinculada ao risco de adoecimento por exposição a agentes físicos, químicos e biológicos e a periculosidade está vinculada ao contato permanente em condições de risco acentuado com inflamáveis, explosivos, radiações ionizantes, energia elétrica e radiações ionizantes entre outros.


A partir desse contexto analise as afirmativas:


I. Não existem parâmetros quantitativos para caracterização da periculosidade, sendo esta definida somente pela observação das condições em que o trabalho é desenvolvido.

II. A insalubridade é definida de forma qualitativa e quantitativa através dos limites de tolerância, sendo que os agentes químicos relacionados no anexo 13 são avaliados qualitativamente, mesmo que possuam limites de tolerância fixados no anexo 11 da NR 15.

III. Os serviços realizados em sistema elétrico de consumo em equipamentos desenergizados e liberados para o trabalho sem possibilidade de energização acidental, de acordo com a NR 10, não gera direito ao adicional de periculosidade.

IV. Considerando os iniciadores, explosivos de ruptura e pólvora, podemos afirmar que, para o mesmo volume armazenado, as áreas de risco são maiores em distância para iniciadores quando comparados com explosivos de ruptura e este, quando comparado com armazenamento de pólvoras.


Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

Alternativas
Q906289 Segurança e Saúde no Trabalho

O PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário é um documento histórico-laboral que contém informações relativas às atividades do trabalhador na empresa, dados administrativos e resultados de monitoração biológica e ambiental.


O PPP apresenta, em um só documento, o resumo de todas as informações relativas à fiscalização e ao gerenciamento de riscos e à existência de agentes nocivos no ambiente de trabalho, além de ser o documento que orienta o processo de reconhecimento da aposentadoria especial e pode ser usado para caracterização de nexo técnico nos casos de acidentes do trabalho.

Analise as seguintes afirmativas:


I. O fato de o trabalhador exercer suas atividades em ambientes insalubres é suficiente para gerar direito à aposentadoria especial.

II. Poderão ser aceitos em substituição ao LTCAT: laudo técnico pericial emitido por determinação da Justiça do Trabalho, laudos emitidos pela FUNDA-CENTRO, laudos emitidos pelo Ministério do Trabalho, laudos individuais acompanhados de autorização escrita da empresa, para efetuar levantamento quando o responsável técnico não for seu empregado.

III. O LTCAT poderá ser assinado pelo Técnico de Segurança do Trabalho.

IV. A prestação de informações falsas no PPP constituí crime de falsidade ideológica nos termos do artigo 229 do Código Penal.


Está CORRETO apenas os que se afirma em:

Alternativas
Q906290 Segurança e Saúde no Trabalho

Analise as seguintes afirmativas:


I. Não é devido o pagamento do adicional de periculosidade nas atividades ou operações no sistema elétrico de consumo em instalações ou equipamentos elétricos desenergizados e liberados para o trabalho, sem possibilidade de energização acidental, conforme estabelece a NR 10.

II. Não são consideradas perigosas as atividades desenvolvidas em áreas que utilizam equipamentos móveis de Raio X para diagnóstico médico, tais como: emergências, centro de tratamento intensivo, sala de recuperação, leitos de internação.

III. É de responsabilidade do empregador a caracterização ou descaracterização da periculosidade, mediante laudo técnico elaborado por Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho.

IV. É considerado líquido inflamável, para efeito da caracterização da periculosidade, aquele que possua ponto de fulgor menor de 70° .


Está CORRETO apenas os que se afirma em:

Alternativas
Q906291 Segurança e Saúde no Trabalho

Um trabalhador com jornada de trabalho de 8 horas fica exposto durante 3 horas a nível de ruído de 90 dB(A), 0,5 horas a nível de ruído de 100 dB(A) e 2,5 horas a nível de ruído de 85 dB(A) e o restante da jornada de trabalho a 80 dB(A).


Sendo o limite de tolerância para 100 dB(A) de 1 hora, 90 dB(A) de 4 horas, e 85 dB(A) de 8 horas, pode-se afirmar que o Efeito Combinado é igual a

Alternativas
Q906292 Segurança e Saúde no Trabalho
NÃO é correto o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: C
5: C