Questões de Concurso Público Prefeitura de Belo Horizonte - MG 2011 para Professor - Língua Portuguesa
Foram encontradas 28 questões
servirá de base para as questões de número 11 a 16.
I. O poeta concretiza sua visão não apenas da sintaxe – tema central do texto –, mas especialmente de seu ensino, explorando de forma ambígua um imaginário em que a nomenclatura se apresenta como o motivo de tortura e, curiosamente, de subversão e criatividade.
II. O humor valorizado nos versos vem da organização léxico-sintática e explora, ironicamente, o uso de novos termos e suas possibilidades de uso, o que confgura um empobrecimento vernáculo, com demérito para a identidade da língua portuguesa.
III. O poema, em lugar de ser um manifesto contra a sintaxe, pode ser visto como uma homenagem à língua, à sua riqueza, à possibilidade de dar movimento a termos cristalizados em situações e contextos diferentes do da gramática tradicional.
IV. Termos característicos do registro da análise sintática estão articulados de maneira nova, inesperada e ambígua, para qualifcar o modo de ser e as ações do professor/personagem, exemplifcadas de forma divertida em expressões como “sujeito inexistente”, “possessivo como um pronome”, “artigo indefnido”, o que caracteriza um poderoso recurso de mobilização do léxico, a partir de novas possibilidades sintáticas.
É CORRETO APENAS o que se afrma em:
servirá de base para as questões de número 11 a 16.
servirá de base para as questões de número 11 a 16.
servirá de base para as questões de número 11 a 16.
servirá de base para as questões de número 11 a 16.
I. o aluno/personagem revela-se como o escriba do título, isto é, o agente que, apesar de torturado pelo professor, domina a sintaxe e é capaz de manejá-la com destreza e criatividade.
II. o professor/personagem é apresentado como um profssional refexivo, que compreende o ensino da língua portuguesa como algo bem próximo do português que se usa no dia a dia.
III. o professor, na perspectiva do aluno, é visto positivamente como um profssional preocupado com o ensino da teoria gramatical, pois oferece a esse aluno a meta-língua, em forma de conceitos, regras, exceções.
IV. o último verso, uma espécie de fash, esclarece o epílogo da história de suspense, a partir da recomposição do desenlace: o assassino é o aluno, o assassinado é o professor, a arma do crime é um “objeto direto” e o motivo está mais que justifcado: a morte da escrita dura e formal.
Está CORRETO o que se afrma APENAS em: