Questões de Concurso Público MAPA 2007 para Químico

Foram encontradas 7 questões

Ano: 2007 Banca: FJPF Órgão: MAPA Prova: FJPF - 2007 - MAPA - Químico |
Q354329 Química
Fertilizantes são compostos químicos, minerais ou orgânicos, que suprem as necessidades nutricionais dos vegetais. São utilizados na agricultura para aumentar a produção e, em geral, são aplicados no solo. Antes de incluir uma determinada vitamina ou algum outro complemento alimentar em nossa dieta, temos que fazer uma consulta médica para se ter segurança daquilo que se vai ingerir. Da mesma forma, antes de se aplicar um fertilizante ou corretivo de solo, devem-se recolher amostras do solo para análise química, adequando desta forma o fertilizante e a quantidade a ser usada. Os fertilizantes podem ou não provocar acidez ou alcalinidade no solo, dependendo de sua formulação. Alguns dos fertilizantes usados na agricultura são: cloreto de potássio, uréia, cianamida cálcica, fosfato de amônio, calcário dolomítico e nitrato de amônio. Destes, apresentam caráter ácido, neutro e básico, quando dissolvidos em água, respectivamente:
Alternativas
Ano: 2007 Banca: FJPF Órgão: MAPA Prova: FJPF - 2007 - MAPA - Químico |
Q354333 Química
Os fertilizantes normalmente contêm três elementos químicos essenciais às plantas: o nitrogênio, que é fundamental parao crescimento das plantas, dos elementos minerais é o requerido em maior quantidade, além de fazer parte de proteínas e ácidos nucléicos; o fósforo, que participa de vários processos importantes na planta, dentre eles a transferência de energia,incentivando a floração e a frutificação; e o potássio que incrementa o crescimento das raízes, aumenta a resistência da planta às secas e às temperaturas, além de aumentar a resistência às pragas. Na lavoura são utilizadas soluções aquosas de fertilizantes para suprir a falta de nutrientes importantes para o desenvolvimento da planta e melhorar a qualidade do fruto. Um agricultor precisa preparar 1.000L de uma solução de fertilizante para ser aplicada numa lavoura de uvas durante uma semana e dispunha das seguintes soluções:

imagem-006.jpg
A partir dessas soluções determine os volumes, aproximados, das soluções contidas nos frascos 1 e 2 que ele utilizará junto com água para preparar a solução desejada que deve apresentar concentração (g / L) 0,5 de potássio e 0,2 de fósforo e a seguir marque a alternativa que contém o volume de água em litros que foi acrescentado e a concentração (g / L) de nitrogênio na solução de fertilizante usada na lavoura:
Alternativas
Ano: 2007 Banca: FJPF Órgão: MAPA Prova: FJPF - 2007 - MAPA - Químico |
Q354336 Química
Os peixes, moluscos e crustáceos de águas doces profundas podem apresentar teor de cádmio além dos índices suportáveis. Os seres humanos estão de certa forma protegidos à exposição crônica a níveis baixos de cádmio pela ação da metalotioneína, cuja função é regular o metabolismo do zinco e que também pode complexar o cádmio, eliminando-o mais tarde pela urina. Se o organismo absorve uma quantidade que ultrapassa a capacidade de complexação da metalotioneína, o metal é armazenado no fígado e nos rins, devido ao seu efeito cumulativo, e permanece no organismo por décadas. Admitindo-se que 0,1 microgramas por quilograma de massa corporal seja a ingestão diária aceitável do metal para o ser humano, a massa em gramas de peixe que uma pessoa de 70 quilogramas pode comer por semana, sendo o nível médio desse metal no peixe de 0,20 ppm, é:
Alternativas
Ano: 2007 Banca: FJPF Órgão: MAPA Prova: FJPF - 2007 - MAPA - Químico |
Q354339 Química
Uma das preocupações da química ambiental tem sido a contaminação por metais pesados. O ciclo do mercúrio em águas revela que os íons Hg2+ são convertidos, por bactérias e microorganismos, em metilmercúrio (CH3 HgX), toxina potente e solúvel no tecido gorduroso dos animais. O peixe também absorve o metilmercúrio por meio de sua dieta alimentar, ocorrendo a bioacumulação, e desta forma chega ao homem. Artigos científicos publicados no Brasil confirmam a tendência dos cações em acumular mercúrio até níveis incompatíveis com o consumo. Como predadores de vida longa, os cações sujeitam-se à concentração de mercúrio, cujos níveis aumentam progressivamente influenciados pela idade, crescimento, alimentação, área geográfica, voracidade, características migratórias, além de outros fatores. Se uma pessoa ingere inadvertidamente 0,05g dessa toxina e sendo sua meia vida no corpo humano 70 dias, para que essa contaminação seja reduzida a 10,0mg, o tempo em semanas necessário é de:

Dados: ln 2 = 0,693 e ln 5 = 1,609
Alternativas
Ano: 2007 Banca: FJPF Órgão: MAPA Prova: FJPF - 2007 - MAPA - Químico |
Q354343 Química
A crosta terrestre tem uma espessura de aproximadamente 50km e, em sua superfície, encontra-se o solo com o qual o homem tem contato diário. Do ponto de vista biológico, as plantas, através de suas raízes, trocam íons hidrogênios por íons potássio, cálcio e magnésio, tornando um pouco ácido o solo ao seu redor. Porém a maior parte da acidez do solo é resultante de processos metabólicos envolvendo as raízes e os microorganismos do solo. A acidez dos solos promove o aparecimento de elementos tóxicos para as plantas (Al), além de causar a diminuição da presença de nutrientes para as mesmas. As conseqüências são os prejuízos causados pelo baixo rendimento produtivo das culturas. Portanto, a correção é considerada como uma das práticas que mais contribui para o aumento da eficiência dos adubos e, conseqüentemente, da produtividade e da rentabilidade para o agricultor. Deseja-se preparar a 25ºC, 10L de solução de metanoato de sódio de pH 8. A massa em gramas de sal que deve ser utilizada no preparo da solução é:

Ka HCOOH = 1,0 x 10-4
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: E
4: D
5: C