Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2024 para Tecnologista em Saúde Pública - Enfermagem - Banco de leite humano

Foram encontradas 2 questões

Q3339922 Medicina
A hemotransfusão é considerada uma terapia de alta complexidade. Pode ser necessária no Centro Obstétrico ou Alojamento conjunto, principalmente no enfrentamento de síndromes hemorrágicas. De modo geral, compete ao enfermeiro cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos científicos adequados, e capacidade de tomar decisões imediatas. Observe as afirmativas a seguir em relação aos cuidados de enfermagem durante o período pré-procedimento, intra procedimento e pós-procedimento hemoterápico:

I. no período pré-procedimento, confirmar obrigatoriamente a identificação do receptor, do rótulo da bolsa, dos dados da etiqueta de liberação, validade do produto, realização de inspeção visual da bolsa (cor e integridade) e temperatura, através de dupla checagem para segurança do receptor.
II. a transfusão deve ser monitorada durante todo o seu transcurso e o tempo máximo de infusão não deve ultrapassar 6 (seis) horas.
III. a transfusão deve ser acompanhada pelo profissional que a instalou durante os 10 (dez) primeiros minutos à beira do leito.
IV. em caso de febre baixa durante a hemotransfusão, manter a infusão lenta, administrar antitérmico e comunicar ao médico.
V. nos casos de intercorrência com interrupção da infusão, descartar a bolsa de sangue e relatar o ocorrido.

Sobre as afirmativas acima, estão corretas, apenas:
Alternativas
Q3339934 Medicina
A puericultura consiste em um conjunto de ações que visam promover uma atenção integral ao crescimento e desenvolvimento infantil; esse acompanhamento pode ser realizado por profissional médico ou de enfermagem. Amparado pela Lei n°7.498/86, o enfermeiro tem a possibilidade de acompanhar, de forma geral, o processo de desenvolvimento e crescimento infantil. Para garantir uma assistência adequada à criança, o Ministério da Saúde estabelece cinco ações básicas, que devem ser priorizadas na consulta de enfermagem, sendo elas:

I. realizar promoção e incentivo ao aleitamento materno exclusivo até seis meses de idade.
II. prevenção e controle de patologias de origens diarreicas e das infecções respiratórias agudas.
III. imunizações.
IV. companhamento do crescimento e desenvolvimento; ter no mínimo 04 consultas durante o primeiro ano de vida, sendo na 1° semana, no 2°, 4°, e 12°mês.
V. ter duas consultas no 2° ano de vida (18° e 24° mês), e a partir do 2° ano de vida, consultas anuais próximas ao mês do aniversário (BRASIL,2002;2012).

Dos itens acima, estão corretos, apenas:
Alternativas
Respostas
1: A
2: E