Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2016 para Técnico em Saúde Pública - Análises Clínicas

Foram encontradas 3 questões

Q767369 Biomedicina - Análises Clínicas
Na detecção Laboratorial da resistência bacteriana aos antimicrobianos são empregadas várias metodologias. Tais métodos nem sempre são os mais eficazes, porém são os que o laboratório possui condição de realizar devido ao custo e disponibilidade de técnicas mais avançadas. Com base nesta realidade, considere as frases a seguir: I- Os halos de inibição por disco-difusão são plenamente confiáveis. II- Todos os antimicrobianos devem ser testados por microdiluição. III- As metodologias automatizadas possuem algumas limitações dependendo do micro-organismo analisado e do antimicrobiano testado. IV- Alguns antimicrobianos não difundem adequadamente no ágar. V- A microdiluição é um método rápido, de baixo custo e de fácil execução para a rotina laboratorial. Sobre as afirmativas acima podemos dizer que estão corretas:
Alternativas
Q767378 Biomedicina - Análises Clínicas
A Tigeciclina é um fármaco utilizado na clínica para tratamento de diversas infecções. Sabe-se que o mesmo é considerado um antimicrobiano de amplo espectro, porém algumas bactérias possuem resistência intrínseca à sua atividade. Uma bactéria que apresenta esse perfil de resistência é a (o):
Alternativas
Q767388 Biomedicina - Análises Clínicas
Os mecanismos e tipos de resistência aos antimicrobianos são muitas vezes caracterizados por siglas e letras como KPC, MBL, MRSA, ESBL, AmpC, VRE entre outras. Esses mecanismos estão presentes em diversas espécies bacterianas Gram positivas e Gram negativas, principalmente em ambiente hospitalar. Muitas vezes as siglas estão diretamente relacionadas a uma espécie ou gênero bacteriano, conferindo-lhes algumas das denominações acima. Em bactérias Gram negativas, podemos encontrar os seguintes mecanismos ou tipos de resistência:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: E