Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2016 para Técnico em Saúde Pública - Análises Clínicas

Foram encontradas 10 questões

Q767363 Biomedicina - Análises Clínicas
O chefe do laboratório de microbiologia entrega ao técnico uma bactéria já isolada para que ele realize o cultivo e avisa que se trata de um micro-organismo anaeróbio facultativo, quimiolitotrófico e psicrófilo. O técnico deverá então proceder com a amostra semeando em meio de cultura:
Alternativas
Q767367 Biomedicina - Análises Clínicas
Extratos vegetais são preparações líquidas ou em pó, obtidas da retirada dos princípios ativos das drogas vegetais por diversas metodologias. São realizados de acordo com a composição química da planta por diversos solventes e diferentes métodos, sendo os principais a maceração e percolação e a turbólise. Ao final de tempos diversos obtém-se a tintura ou o extrato fluido podendo posteriormente ser evaporado pelo técnico, para eliminação do solvente e obtenção do extrato seco. Com base nos seus conhecimentos sobre o tema, leia as frases abaixo e responda a letra que corresponde às respostas corretas (C) e erradas (E): I- Na extração vegetal, além dos princípios ativos da planta, obtemos quantidades variadas de excipientes como amido, carboximetilcelulose entre outros. ( ) II- Como as possibilidades de extração são diversas, resultam produtos distintos em qualidade e concentração de ativos, como resultados terapêuticos igualmente variáveis. ( ) III- A turbólise promove rompimento drástico das paredes celulares e, por isso, é recomendada quando se trata de materiais de elevada dureza, propiciando a ação de solventes. ( ) IV- Na maceração, o vegetal é deixado em contato com o líquido usado para dissolver o princípio bioativo, como a água, álcool ou óleo, em temperatura ambiente por tempo variável. ( ) V- Na percolação o líquido extrator é que passa pela planta moída, possibilitando assim, uma das formas mais eficientes de extração. ( ) As afirmativas de I a V são, respectivamente:
Alternativas
Q767372 Biomedicina - Análises Clínicas
Numa cultura qualitativa de urina o técnico detectou a presença da bactéria Proteus penneri que possui importância clínica em infecções nas vias urinárias. Esta identificação se justifica com base nas seguintes provas bioquímicas:
Alternativas
Q767373 Biomedicina - Análises Clínicas
Na preparação de extratos vegetais para avaliação de atividade antimicrobiana de produtos naturais, o técnico do laboratório deve: I – Observar qual o solvente utilizado para não interferir no resultado da atividade antimicrobiana no teste. II – Autoclavar o extrato para evitar contaminação microbiana do teste. III – Filtrar em membrana 0,22μm todas as soluções empregadas, para eliminar bactérias, fungos e vírus que possam interferir no resultado. IV – Sempre avaliar a atividade de inibição bacteriana com base na visualização da turbidez do meio. Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que somente:
Alternativas
Q767377 Biomedicina - Análises Clínicas
A realização das colorações bacterianas para visualização em microscopia ótica luminosa, tem extrema importância no diagnóstico de algumas infecções humanas. Portanto, o conhecimento do fundamento de cada uma das técnicas é primordial para a boa formação do técnico no laboratório de microbiologia. Considerando essa necessidade, o fundamento do método de Ziehl-Neelsen se baseia na:
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: E
4: D
5: C