Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2016 para Técnico em Saúde Pública - Análises Clínicas

Foram encontradas 24 questões

Q767363 Biomedicina - Análises Clínicas
O chefe do laboratório de microbiologia entrega ao técnico uma bactéria já isolada para que ele realize o cultivo e avisa que se trata de um micro-organismo anaeróbio facultativo, quimiolitotrófico e psicrófilo. O técnico deverá então proceder com a amostra semeando em meio de cultura:
Alternativas
Q767364 Biomedicina - Análises Clínicas
Conhecer as bactérias potencialmente patogênicas e reconhecer a possibilidade de estar frente a esses agentes numa análise laboratorial de material clínico, é de suma importância na prática do laboratório de microbiologia. Portanto, algumas espécies bacterianas podem ser relacionadas às características definidas abaixo: I. Cocos Gram negativos (podem causar DST); II. Bastonetes Gram positivos (podem causar paralisia flácida); III. Cocos Gram positivos (catalase positivos); IV. Bastonetes Gram negativos (Muito envolvido em infecção urinária); V. Espiroqueta (causa doença sistêmica, mas tem tropismo pelo fígado e rins); A sequência correta destas espécies bacterianas, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q767365 Biomedicina - Análises Clínicas
A análise das características morfotintoriais bacterianas exige muita observação e cautela, pois uma falha nesta fase pode representar um erro analítico grave. Com base na sua experiência nessa área, e considerando que nesta questão podermos ter vários micro-organismos com perfis morfotintoriais semelhantes, ou mesmo, a descrição de perfis que não se encaixem em nenhuma bactéria da lista, correlacione as duas colunas: 1-Cocos Gram positivos 2-Cocos Gram negativos 3-Bastonetes Gram positivos 4-Bastontes Gram negativos 5-Espirilos ( ) Leptospira interrogans ( ) Streptococcus pyogenes ( ) Bacillus cereus ( ) Salmonella Typhi ( ) Bacillus anthracis ( ) Shigella sonnei ( ) Treponema pallidum ( ) Moraxella catarrhalis ( ) Staphylococcus aureus ( ) Neisseria gonorrhoeae A sequência correta, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q767367 Biomedicina - Análises Clínicas
Extratos vegetais são preparações líquidas ou em pó, obtidas da retirada dos princípios ativos das drogas vegetais por diversas metodologias. São realizados de acordo com a composição química da planta por diversos solventes e diferentes métodos, sendo os principais a maceração e percolação e a turbólise. Ao final de tempos diversos obtém-se a tintura ou o extrato fluido podendo posteriormente ser evaporado pelo técnico, para eliminação do solvente e obtenção do extrato seco. Com base nos seus conhecimentos sobre o tema, leia as frases abaixo e responda a letra que corresponde às respostas corretas (C) e erradas (E): I- Na extração vegetal, além dos princípios ativos da planta, obtemos quantidades variadas de excipientes como amido, carboximetilcelulose entre outros. ( ) II- Como as possibilidades de extração são diversas, resultam produtos distintos em qualidade e concentração de ativos, como resultados terapêuticos igualmente variáveis. ( ) III- A turbólise promove rompimento drástico das paredes celulares e, por isso, é recomendada quando se trata de materiais de elevada dureza, propiciando a ação de solventes. ( ) IV- Na maceração, o vegetal é deixado em contato com o líquido usado para dissolver o princípio bioativo, como a água, álcool ou óleo, em temperatura ambiente por tempo variável. ( ) V- Na percolação o líquido extrator é que passa pela planta moída, possibilitando assim, uma das formas mais eficientes de extração. ( ) As afirmativas de I a V são, respectivamente:
Alternativas
Q767369 Biomedicina - Análises Clínicas
Na detecção Laboratorial da resistência bacteriana aos antimicrobianos são empregadas várias metodologias. Tais métodos nem sempre são os mais eficazes, porém são os que o laboratório possui condição de realizar devido ao custo e disponibilidade de técnicas mais avançadas. Com base nesta realidade, considere as frases a seguir: I- Os halos de inibição por disco-difusão são plenamente confiáveis. II- Todos os antimicrobianos devem ser testados por microdiluição. III- As metodologias automatizadas possuem algumas limitações dependendo do micro-organismo analisado e do antimicrobiano testado. IV- Alguns antimicrobianos não difundem adequadamente no ágar. V- A microdiluição é um método rápido, de baixo custo e de fácil execução para a rotina laboratorial. Sobre as afirmativas acima podemos dizer que estão corretas:
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: B
4: B
5: A