Questões de Concurso Público Prefeitura de Macaé - RJ 2026 para Médico I – Diarista Psiquiatra
Foram encontradas 11 questões
No contexto das mudanças climáticas, o conceito de injustiça climática refere-se à situação em que os impactos ambientais atingem de forma mais intensa as populações socialmente vulneráveis.
Assinale a opção que exemplifica corretamente esse conceito.
Considerando essa relação, assinale a afirmativa correta.
A dengue tem representado um importante desafio para a saúde pública do Estado do Rio de Janeiro, especialmente em períodos de temperaturas elevadas e maior volume de chuvas, condições que favorecem a proliferação do Aedes aegypti.
Com relação às medidas a serem adotadas no enfrentamento da dengue, assinale a afirmativa correta.
( ) A baixa cobertura da APS no Estado do Rio de Janeiro, contribui para a sobrecarga das emergências hospitalares, especialmente em áreas metropolitanas e na Baixada Fluminense.
( ) A concentração de leitos de UTI, especialistas e recursos de saúde na capital faz com que diversos municípios do interior dependam da regulação para acessar procedimentos de maior complexidade.
( ) O sistema estadual de regulação tem reduzido significativamente os tempos de espera para consultas especializadas, exames e cirurgias eletivas, eliminando grande parte das desigualdades de acesso entre as regiões.
As afirmativas são, respectivamente,
Com relação ao tema, analise os itens a seguir.
I. O envelhecimento aumenta a ocorrência de DCNTs na população, dado que essas doenças são as principais causas de morte e incapacidade entre os idosos.
II. O envelhecimento populacional reduz a prevalência de DCNTs, pois os idosos tendem a adotar hábitos de vida mais saudáveis do que os adultos jovens.
III. O envelhecimento populacional, ao lado do sedentarismo e da obesidade, constitui um dos principais fatores para o aumento da ocorrência das DCNTs no Brasil.
Está correto o que se afirma em
No contexto da organização do Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde promoveu a transferência da gestão de dois hospitais federais para a administração de um Município.
Assinale a opção que indica o princípio a que essa medida está diretamente relacionada.
No Sistema Único de Saúde (SUS), a Atenção Secundária corresponde ao nível intermediário de cuidado, destinado a usuários que necessitam de intervenções clínicas mais específicas e direcionadas.
Nesse sentido, assinale a opção que indica um serviço compatível com esse nível de atenção.
Um determinado Município elaborou um documento, com vigência de quatro anos, para a organização das ações e dos serviços de saúde. Ele definiu as diretrizes, os objetivos e as metas a serem atingidas e as articulações com o Plano Plurianual (PPA).
O documento descrito corresponde
Durante a assistência a um paciente adulto, internado na clínica médica de um hospital, o profissional de saúde cometeu um erro que ocasionou a incapacidade motora do paciente.
De acordo com as disposições do Ministério da Saúde, essa situação caracteriza a ocorrência de
Uma equipe de gestores de uma empresa pública de saúde criou um grupo de trabalho para discutir a implementação efetiva dos princípios e diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH).
Um dos pontos discutidos foi a necessidade de integração entre gestores, trabalhadores e usuários para a tomada de decisão.
Assinale a opção que indica o pilar da PNH relacionado a esse ponto.
I. A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é uma rede integrada de serviços que atende pessoas com sofrimento mental ou que enfrentam problemas com uso prejudicial de álcool e outras drogas, articulando diferentes pontos de atenção para garantir um cuidado integral e contínuo.
II. A estratégia Consultório na Rua visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional, o qual se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.
III. Os Centros de Convivência e Cultura (CECO) são espaços comunitários, abertos para todas as pessoas, funcionam como ambientes de encontro, produção coletiva e cidadania, voltados para a convivência, arte, cultura e inclusão social.
Está correto o que se afirma em