Questões de Concurso Público HU Brasil 2026 para Área de Atuação - Dor
Foram encontradas 2 questões
Nas últimas dez semanas, passou também a apresentar humor deprimido, anedonia, redução da energia e dificuldade de concentração, com prejuízo de suas atividades habituais. Nega episódios prévios de mania ou hipomania e ideação suicida.
Ao exame, apresenta pulsos pediosos palpáveis e simétricos, ausência de lesões cutâneas, força muscular preservada, alodinia ao toque leve em ambos os pés, redução distal da sensibilidade vibratória e diminuição bilateral dos reflexos aquileus.
Exames laboratoriais mostram: HbA1c = 8,2%; hemoglobina = 13,1 g/dL; creatinina = 0,81 mg/dL; TFGe = 86 mL/min/1,73 m²; TSH = 2,3 mUI/L; vitamina B12 = 512 pg/mL; AST = 23 U/L; ALT = 26 U/L. A eletroforese de proteínas séricas não apresenta alterações relevantes.
Após orientação para otimização do controle metabólico, redução ponderal e cuidados com os pés, decide-se iniciar monoterapia farmacológica.
Considerando o diagnóstico, as comorbidades apresentadas e os mecanismos farmacológicos envolvidos na modulação da dor, a estratégia inicial mais apropriada é
Considerando o mecanismo de ação dessa classe de medicamentos e sua relação com a resposta imune, assinale o conceito que melhor fundamenta a preocupação com a reativação da tuberculose.