Questões de Concurso Público HU Brasil 2026 para Área de Atuação - Cirurgia do Trauma
Foram encontradas 20 questões
Considerando as recomendações atuais, assinale a opção que descreve corretamente a indicação, a técnica e o material que devem ser empregados.
Uma endoscopia digestiva alta demonstra esofagite erosiva distal, classificada como Los Angeles C, associada a hérnia hiatal por deslizamento de 4 cm. A investigação clínica continua, faz-se uma pHmetria de 24 horas, que confirma refluxo gastroesofágico patológico, e uma manometria esofágica, que evidencia peristalse preservada, sem distúrbio motor significativo.
A conduta mais adequada para o caso é
Ao exame físico, apresenta frequência cardíaca de 106 bpm, pressão arterial de 110 × 70 mmHg, com ausculta cardiorrespiratória normal. Há dor à palpação no hipogástrio e fossa ilíaca direita, mas sem sinais de irritação peritoneal difusa. Uma ultrassonografia transvaginal demonstra moderada quantidade de líquido livre na pelve e imagem cística anexial direita de paredes irregulares, sem sinais sugestivos de torção do pedículo vascular ao estudo pelo Doppler. A hemoglobina é de 11,8 g/dL e permanece estável após nova dosagem quatro horas depois. A dosagem do β-hCG sérico é negativa.
Assinale a opção que apresenta a hipótese diagnóstica mais provável e a conduta inicial mais adequada para essa paciente.
Considerando o diagnóstico, a extensão da doença e os achados endoscópicos atuais, a conduta mais adequada para esse paciente será
Ao exame físico, palpa-se nódulo único, endurecido, móvel à deglutição, de aproximadamente 2,8 cm no lobo direito da tireoide, sem linfadenomegalias cervicais. Os exames de TSH, T3 e T4 livres estão normais. Uma ultrassonografia da tireoide demonstra nódulo sólido, hipoecoico, margens irregulares, microcalcificações e vascularização central, classificado como TIRADS 5. A punção aspirativa por agulha fina foi realizada e o laudo citopatológico é Bethesda V.
Considerando o quadro clínico, os achados de imagem e o resultado citológico, a conduta mais adequada é
A melhor conduta, entre as a seguir listadas, nesse caso, é a
Ao exame físico, apresenta IMC de 31 kg/m², pressão arterial de 145/85 mmHg, frequência cardíaca de 82 bpm e ausculta pulmonar sem alterações significativas. Os exames laboratoriais mostram hemoglobina de 10,2 g/dL, creatinina de 1,5 mg/dL e albumina sérica de 2,9 g/dL.
Considerando a avaliação pré-operatória para uma cirurgia de grande porte, a conduta mais adequada é
Diante desse quadro, a hipótese diagnóstica mais provável e a conduta inicial mais apropriada são:
Realizou-se uma endoscopia digestiva alta que mostrou lesão ulceroinfiltrativa no terço médio do esôfago, cuja biópsia revelou carcinoma epidermoide moderadamente diferenciado.
Após estadiamento completo, não são identificadas metástases à distância, e a doença é considerada potencialmente ressecável, mas com comprometimento da parede esofágica e linfonodos regionais. O paciente apresenta bom desempenho funcional – ECOG 0 e função cardiopulmonar preservada e é considerado apto para tratamento multimodal.
Com base nas evidências atuais, a conduta mais apropriada para esse paciente será
Considerando a sua principal hipótese diagnóstica, a conduta mais adequada para o caso será
Ao exame físico, apresenta abdome bastante distendido, hipertimpânico, peristalse diminuída e ausência de sinais de irritação peritoneal. Os exames laboratoriais mostram discreta alteração hidroeletrolítica com hipocalemia, hipomagnesemia, hipocalcemia, hiponatremia e leve alcalose metabólica. Realizou, hoje pela manhã, uma tomografia computadorizada que mostra dilatação importante do cólon, predominando em ceco e cólon direito, sem evidências de obstrução mecânica, pneumoperitônio ou isquemia intestinal.
Considerando o seu diagnóstico mais provável, a conduta mais adequada é
Os exames laboratoriais pré-operatórios demonstraram padrão colestático, sem sinais de pancreatite biliar. A ultrassonografia evidenciava colecistolitíase e discreta dilatação da via biliar principal. Opta-se por colecistectomia videolaparoscópica. Agora, durante o inventário da cavidade, observa-se intensa reação inflamatória no triângulo hepatocístico, a vesícula biliar é escleroatrófica e o cálculo está impactado na bolsa de Hartmann, comprimindo externamente o ducto hepático comum. Não há evidência de fístula colecistobiliar.
A conduta técnica mais apropriada a ser adotada pelo cirurgião, nesse momento, é
Considerando o risco nutricional e os princípios de terapia nutricional perioperatória, a conduta mais adequada é
A lesão envolve circunferencialmente a origem da artéria esplênica e invade o tronco celíaco, mantendo-se livre a artéria mesentérica superior. A artéria gastroduodenal está pérvia, com possibilidade de fluxo arterial retrógrado para o território hepático através das arcadas pancreaticoduodenais. Após tratamento sistêmico de indução, observa-se estabilidade da lesão e ausência de progressão metastática.
Considerando o estadiamento anatômico e as possibilidades de ressecção vascular, a seguinte estratégia cirúrgica pode permitir ressecção oncológica desse tumor: