Questões de Concurso Público HU Brasil 2026 para Ano Adicional - Medicina da Família e Comunidade R3

Foram encontradas 4 questões

Q4307529 Psicologia
Durante o acompanhamento de uma família em que a filha adolescente foi diagnosticada com transtorno alimentar, o Médico de Família e Comunidade, além de coletar dados objetivos sobre sintomas e hábitos, convida a paciente e os familiares a contarem, com suas próprias palavras, a história de como o problema surgiu e como cada um o vivencia no cotidiano familiar. O médico, por meio da escuta ativa, presta atenção especial à forma como o problema é nomeado pela família, quais significados são atribuídos ao problema e como essa narrativa influencia os papéis assumidos por cada membro.

Assinale a afirmativa correta a respeito do fundamento técnico para essa abordagem baseada na narrativa. 
Alternativas
Q4307530 Psicologia
Um Médico de Família e Comunidade (MFC) atende, há alguns meses, um paciente do sexo masculino, de 55 anos, que apresenta postura autoritária, com tom de voz mais elevado, e questiona as orientações terapêuticas, mesmo quando tecnicamente adequadas. O MFC não consegue entender por que se sente tão irritado e impaciente com o paciente, reage de forma mais seca do que o habitual, e chega a considerar encaminhá-lo a outro profissional, mesmo sem uma justificativa clínica clara. Na última consulta, a imagem do pai do MFC veio à sua mente.

Assinale a afirmativa correta a respeito do modo como poderia ser entendida tecnicamente essa dificuldade do MFC. 
Alternativas
Q4307573 Psicologia
No contexto do Paradigma Sistêmico na Abordagem Familiar, a cibernética de primeira ordem conceituou a família e outros sistemas sociais como autorreguladores, descrevendo‑os em termos de seu funcionamento, suas regras e seus processos de retroalimentação, cabendo ao profissional de saúde o papel de observador externo e objetivo.

Com base nessa definição, assinale a opção que melhor descreve o conceito de cibernética de segunda ordem. 
Alternativas
Q4307585 Psicologia

Após consulta de uma criança de 11 anos levada em consulta pelos pais, a médica de família observou o ECOMAPA resultante abaixo.


Imagem associada para resolução da questão


A partir do Ecomapa, depreende-se que

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: A