Questões de Concurso Público TJ-RS 2025 para Técnico do Poder Judiciário – Área Administrativo - Judiciária
Foram encontradas 80 questões
Era tanto o silêncio e tão leve o ar, que se alguém aguçasse o ouvido talvez pudesse até escutar o sereno na solidão.
Mudando o tempo verbal do passado para o presente, a forma adequada desse segmento será a seguinte:
Assinale a opção em que esse termo foi colocado numa posição adequada na frase, de forma que não cause ambiguidade e mantenha clareza.
Assinale a opção em que esses termos estão organizados na ordem direta.
A frase em que a estratégia utilizada na reescritura foi a omissão do termo repetido, é:
Assinale a opção em que ela é causada pela má colocação de uma palavra.
Assinale a opção em que essa substituição foi feita de forma adequada.
Assinale a frase em que o termo sublinhado foi substituído adequadamente por um advérbio de mesmo significado.
Assinale a opção em que essa relação se mostra inadequada.
Assinale a opção em que o primeiro termo destacado é o mais adequado, isto é, o mais correto e preciso para transmitir a ideia contida na frase.
Assinale a frase em que os termos sublinhados se encontram em progressiva intensificação semântica.
A esse respeito, leia as frases a seguir, extraídas do livro Os Sertões, de Euclides da Cunha, e assinale a opção em que um desses parônimos foi usado corretamente.
Nas frases a seguir, retiradas de uma seleção de suas crônicas, identifique aquela em que há inadequação no uso do demonstrativo relativo de lugar, com a forma onde empregada incorretamente no lugar de aonde.
Era no tempo do rei. Uma das quatro esquinas que formam as ruas do Ouvidor e da Quitanda, cortando-se mutuamente, chamava-se nesse tempo o canto dos meirinhos; e bem lhe assentava o nome, porque era aí o lugar de encontro favorito de todos os indivíduos dessa classe (que gozava então de não pequena consideração).
Nesse segmento inicial da obra, há uma série de palavras que podem mudar de posição sem alteração de sentido.
A opção em que a mudança realizada ocorre por necessidade de clareza, já que o termo deslocado está originalmente mal colocado, é
No texto, o autor apresenta uma situação em que o narrador, entrevistado por uma jovem repórter, reflete com humor sobre o processo de criação da crônica. No início, os verbos aparecem no passado, e, em seguida, passam a ser empregados no presente.
Essa alternância verbal ocorre porque
Considerando os efeitos de sentido produzidos por esse emprego, assinale a opção que identifica corretamente sua função no texto.