Questões de Concurso Público TCE-PI 2025 para Auditor de Controle Externo - Controle Externo - Específica de Tecnologia da Informação - Infraestrutura e Segurança (Manhã)

Foram encontradas 6 questões

Q3154574 Governança de TI
Em relação à gestão estratégica e ao planejamento estratégico de TI, analise as afirmativas a seguir.

I. A análise PESTEL avalia fatores internos (forças e fraquezas) e externos (oportunidades e ameaças), permitindo que a organização identifique áreas de risco e oportunidades no ambiente competitivo.

II. A análise SWOT é uma ferramenta de escaneamento ambiental que monitora mudanças em seis áreas-chave que podem impactar os negócios.

III. Ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) auxiliam a organização a rastrear e gerenciar interações com stakeholders.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3154575 Governança de TI
Em relação ao alinhamento estratégico entre TI e negócio, analise as afirmativas a seguir.

I. A organização pode se beneficiar em todas as áreas quando esse alinhamento ocorre efetivamente.
II. Os instrumentos de gestão podem promover e manter esse alinhamento.
III. É uma boa prática fazer planejamento de longo prazo (acima de 10 anos), com o alinhamento estático para aumentar a previsibilidade.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3154578 Governança de TI
Sobre as práticas ITIL, analise as afirmativas a seguir.

I. As práticas ITIL são aplicáveis em organizações de todos os portes, pequenas, médias ou grandes, públicas ou privadas.

II. As práticas ITIL são flexíveis no sentido de que, de acordo com as necessidades e com o nível de maturidade da organização, podem ser customizadas e implantadas.

III. Para implantar o ITIL é necessário ter sistemas e plataformas tecnológicas específicas.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3154579 Governança de TI
Sobre as práticas ITIL, analise as afirmativas a seguir.

I. O Sistema de Valor de Serviço (SVS) representa como os vários componentes e atividades da organização trabalham juntos para facilitar a criação de valor por meio de serviços de TI.
II. A cadeia de valor do serviço e a melhoria contínua não fazem parte do Sistema de Valor do Serviço (SVS).
III. A cadeia de valor do serviço inclui seis atividades que levam à criação de produtos e serviços e, por sua vez, valor.


Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q3154580 Governança de TI
De acordo com o framework COBIT 2019, a governança de TI é a responsável por definir a direção estratégica e supervisionar a gestão, enquanto a gestão desempenha um papel fundamental na execução das atividades planejadas pela governança. As áreas de atuação da governança e gestão são conhecidas como domínios.

O domínio da governança abrange as atividades de
Alternativas
Q3154581 Governança de TI
Os níveis de maturidade do CMMI representam uma trilha para os esforços de melhoria de desempenho e processos de uma organização com base em conjuntos predefinidos de áreas práticas.
Diante desse contexto, assinale a opção que corresponde ao nível de maturidade com estas características: A estabilidade da organização proporciona uma plataforma para agilidade e inovação e a instituição está focada em melhoria contínua, respondendo a oportunidades e mudanças.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: C
5: B
6: E