Questões de Concurso Público CPRM 2025 para Analista em Geociências - Comunicação - Produção e divulgação de conteúdo textual

Foram encontradas 8 questões

Q3758225 Jornalismo
O título de precursor no jornalismo digital no Brasil é disputado por dois grupos, o primeiro disponibilizou na rede os serviços de sua agência, em fevereiro de 1995, e o segundo lançou a versão online do periódico em maio do mesmo ano. Eles são respectivamente a Agência
Alternativas
Q3758228 Jornalismo
Integram o gênero opinativo nas publicações jornalísticas
Alternativas
Q3758230 Jornalismo
Paul Bradshaw propõe que, na redação convergente, a construção da notícia segue um formato em que o aprofundamento, de acordo com a velocidade do fluxo informativo, passa por fases, que se iniciam no alerta e terminam na personalização.
Esse modelo é conhecido como
Alternativas
Q3758231 Jornalismo
Observe a imagem extraída de uma edição do SGB Repórter, disponível no canal do Youtube do Serviço Geológico do Brasil (SGB).


Imagem associada para resolução da questão


A matéria informava que a Seca no Pantanal poderia bater recordes em 2025. Neste ponto do vídeo, ouvia-se apenas a voz da repórter enquanto observavam-se as imagens da região. Esse recurso, que integra a reportagem televisiva, é conhecido como
Alternativas
Q3758240 Jornalismo
Observe a imagem abaixo que trata das habilidades a serem desenvolvidas pela educação midiática segundo o Educamídia.


Imagem associada para resolução da questão



Seriam habilidades a serem desenvolvidas no eixo escrever, as capacidades de
Alternativas
Q3758242 Jornalismo
Leia o texto abaixo, publicado no Valor Econômico, em junho de 2025, sobre os impactos da tecnologia no ecossistema de mídia.
“O efeito Google Zero: o Armagedom dos veículos de notícias – e a chance de um recomeço

Com a audiência em queda livre e o Google às voltas com a própria crise, o ecossistema de notícias e publicidade tem uma rara oportunidade de repensar modelos de negócio e recolocar o usuário no centro
Por Guilherme Ravache
A queda de audiência dos veículos de notícias na internet é notória e global. Nos Estados Unidos, o "Washington Post" e o "Huffpost" perderam mais de 50% de audiência nos últimos três anos. "The New York Times", "Wall Street Journal" e "The Atlantic" também sentiram a queda do tráfego que vinha do Google.
No Brasil, as quedas também são significativas. Em abril de 2022, os três principais sites de notícias no país na época: "Globo.com", "UOL" e "R7" somavam uma audiência de mais de 7,9 bilhões de visitas por mês. Em abril deste ano, a soma de visitas das três publicações caiu para 4,2 bilhões, uma queda de quase 50%. Os dados são da Comscore. (...) Para quem acompanha a coluna há mais tempo, a notícia do sumiço do tráfego do Google, ou Google Zero, não é surpresa”.
O Google Zero, ao qual o colunista se refere, trata 
Alternativas
Q3758244 Jornalismo
Segundo o Art. 1º do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, o código “tem como base o direito fundamental do cidadão à informação, que abrange seu o direito de informar, de ser informado e de ter acesso à informação”.
Por isso, o documento prevê que jornalista deve
Alternativas
Q3758248 Jornalismo
No início de setembro, William Bonner, o âncora com mais tempo à frente do Jornal Nacional, da Rede Globo, anunciou sua despedida do telejornal.
Em 1996, quando assumiu a bancada do JN, a dupla de apresentadores William Bonner e Lillian Witte Fibe substituiu 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: E
4: B
5: D
6: C
7: D
8: A