Questões de Concurso Público Prefeitura de Abreu e Lima - PE 2024 para Engenheiro Ambiental

Foram encontradas 26 questões

Q3007267 Engenharia Ambiental e Sanitária
No licenciamento de atividades de um adequado planejamento territorial e ambiental, uma das atribuições da administração pública é observar, entre diversos aspectos, aqueles relacionados ao impacto da atividade sobre o meio ambiente e a sociedade.

Para isso, um importante instrumento é o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). Sobre o EIV, analise as afirmativas a seguir.


I. A geração de tráfego e a demanda por transporte coletivo é uma questão relevante a ser analisada no EIV.

II. A elaboração e aprovação do EIV substitui a elaboração e a aprovação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) no licenciamento da atividade.

III. Os empreendimentos públicos ou privados em área urbana que dependerão de elaboração de EIV para obter as licenças de construção são definidos por Lei Federal.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3007268 Engenharia Ambiental e Sanitária
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é um plano de ação, composto por 17 objetivos globais (ODS) e 169 metas, adotado por todos os Estados Membros das Nações Unidas em 2015.
Com relação ao ODS1, isso é, “acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares”, uma de suas metas é, até 2030,
Alternativas
Q3007269 Engenharia Ambiental e Sanitária
A avaliação do uso de recursos naturais é um aspecto crítico do desenvolvimento sustentável, uma vez que envolve o balanço entre as necessidades econômicas, sociais e ambientais. Um método amplamente utilizado para medir e gerenciar o impacto ambiental é a análise do ciclo de vida (ACV), cujo pensamento é sintetizado pelos “6 Erres da Sustentabilidade”.
Nessa análise, os três primeiros “Erres”, ou seja, aqueles relacionados ao planejamento do produto são:
Alternativas
Q3007270 Engenharia Ambiental e Sanitária
Na análise e gerenciamento de riscos, pode-se empregar diferentes métodos.
Leia atentamente as características de um desses métodos, apresentadas a seguir.

1. Utiliza uma fórmula matemática para calcular o risco, levando em consideração a consequência, a exposição e a probabilidade.

2. Classifica o risco em categorias, que determinam a urgência e o tipo de ação necessária.

3. Prioriza os riscos.


Esse método de análise de riscos é conhecido como método 
Alternativas
Q3007271 Engenharia Ambiental e Sanitária
A poluição das águas subterrâneas (aquíferos) é uma questão ambiental crítica que requer o entendimento dos processos de contaminação e remediação.

Sobre esse tipo de poluição, analise as afirmativas a seguir.

I. Devido às baixas velocidades de infiltração e aos processos biológicos, físicos e químicos que ocorrem no solo e na zona não saturada, os aquíferos são naturalmente mais protegidos da poluição.
II. Os gradientes hidráulicos (diferença de pressão entre dois pontos) e a litologia são características relacionadas ao risco potencial de um determinado aquífero ser contaminado.
III. A contaminação da água subterrânea pode ser direta ou indireta. Um exemplo de forma de contaminação direta são os poços mal construídos e/ou abandonados, enquanto as atividades agrícolas, depositando fertilizantes e agrotóxicos no solo, podem se constituir em fonte de contaminação indireta dos aquíferos.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3007272 Engenharia Ambiental e Sanitária
Na avaliação da qualidade da água, a presença de alguns elementos pode comprometer o seu uso para consumo humano e, também, o meio ambiente.
Entre esses elementos, a presença, na água, de nitrogênio na forma de amônia
Alternativas
Q3007274 Engenharia Ambiental e Sanitária
Há diferentes métodos para disposição final de resíduos sólidos urbanos. Entre eles, o método no qual se confinam adequadamente os resíduos sem poluir o ambiente externo, porém sem promover a coleta e o tratamento dos efluentes líquidos e gasosos produzidos, é denominado
Alternativas
Q3007275 Engenharia Ambiental e Sanitária
A compostagem é um processo natural de decomposição de resíduos de matéria orgânica de origem animal ou vegetal.
Para que o processo se desenvolva eficientemente, um dos parâmetros a serem observados é a relação carbono / nitrogênio (C/N), que deve ser próxima a
Alternativas
Q3007276 Engenharia Ambiental e Sanitária
A água potável deve estar em conformidade com o padrão microbiológico pré-estabelecido.
Na água para consumo humano, o valor máximo permitido (VMP) para a bactéria Escherichia coli deve ser de ausência em
Alternativas
Q3007277 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os sistemas de tratamento de efluentes classificam-se quanto ao tipo de processo utilizado (físico, químico ou biológico) e quanto ao grau e eficiência de remoção de poluentes das unidades.

Desse modo, o nível de tratamento que pode utilizar tanto mecanismos físicos, quanto físico-químicos ou biológicos e no qual se removem sólidos sedimentáveis e DBO em suspensão é o tratamento
Alternativas
Q3007278 Engenharia Ambiental e Sanitária
O sistema de lodos ativados é amplamente empregado no tratamento de efluentes líquidos, sendo classificado em três modalidades principais: convencional, aeração prolongada e por batelada.
Relacione as modalidades de lodos ativados, indicadas a seguir, com suas respectivas características.

(1) Por batelada (2) Aeração prolongada (3) Convencional

( ) O tempo de detenção do líquido é da ordem de 6 a 8 horas e o tempo de retenção de sólidos (idade do lodo) é da ordem de 4 a 10 dias, sendo que esta maior permanência dos sólidos no sistema é responsável por sua maior eficiência na remoção de matéria orgânica. 

( ) O tempo de retenção dos sólidos no sistema (idade do lodo) é da ordem de 18 a 30 dias, o que resulta em elevada eficiência na remoção de matéria orgânica e ainda na estabilização do lodo. O tempo de detenção do líquido é da ordem de 16 a 24 horas e geralmente esse sistema não possui unidade de decantação primária, para evitar a necessidade de estabilização do lodo primário.

( ) Opera com fluxo intermitente, isto é, todas as etapas do tratamento são realizadas em uma única unidade, através do estabelecimento de ciclos de operação com duração definida. Os ciclos normais do tratamento são: enchimento, reação, sedimentação, esvaziamento e repouso.


A sequência correta, de cima para baixo, é
Alternativas
Q3007279 Engenharia Ambiental e Sanitária
A poluição hídrica pode ter várias causas e consequências. Sobre esses efeitos, avalie as afirmativas a seguir e assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a afirmativa falsa.

( ) Apesar de serem resultados de atividades humanas que impactam o meio ambiente, o aquecimento global e a poluição hídrica são fenômenos não correlacionados.
( ) O desmatamento de florestas pode não só dirimir as fontes hídricas como também gerar resíduos orgânicos que servem de caldo de cultura para bactérias contaminantes.
( ) A eutrofização é um exemplo de consequência da poluição por excesso de nutrientes na água.

Essas afirmativas são, de cima para baixo,
Alternativas
Q3007280 Engenharia Ambiental e Sanitária
O tratamento da água em um sistema público de distribuição tem por objetivo fornecer água potável de boa qualidade à população, isto é, água que atenda a parâmetros físicos, químicos, biológicos e bacteriológicos para a alimentação humana e outros usos. Para essa finalidade, diferentes técnicas são utilizadas.

Das opções a seguir, assinale aquela que apresenta, respectivamente, as técnicas mais eficientes para a melhoria da cor e para a remoção de bactérias na água distribuída.
Alternativas
Q3007285 Engenharia Ambiental e Sanitária
Um engenheiro ambiental deve calcular a Concentração de Efluente em um Corpo Receptor (CECR) para um rio no qual a vazão do efluente é 2 m3/s e a vazão de referência do rio (corpo receptor) é 10 m3/s.

Nesse caso, valor de CECR é, aproximadamente,
Alternativas
Q3007287 Engenharia Ambiental e Sanitária
Relacione os três conceitos básicos relativos à ecologia, apresentados a seguir, com suas respectivas definições.

1. Bioma  2. Ecossistema 3. População

( ) Unidade fundamental da organização ecológica, onde ocorre a reciclagem de matéria e o fluxo de energia. 
( ) Comunidades maiores de animais e plantas, características de determinadas regiões geográficas e condicionadas por condições climáticas ou edáficas amplas.
( ) Conjunto de indivíduos que compartilham determinada área geográfica, com alta probabilidade de cruzamentos entre si.

A sequência correta das definições, de cima para baixo, é
Alternativas
Q3007288 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os pneumatóforos são uma característica da vegetação do seguinte bioma brasileiro.
Alternativas
Q3007289 Engenharia Ambiental e Sanitária
As rochas podem ser classificadas, quanto a sua origem, em magmáticas, sedimentares ou metamórficas.
Um exemplo de rocha sedimentar é o
Alternativas
Q3007290 Engenharia Ambiental e Sanitária
A “água dura” é aquela que apresenta excesso de
Alternativas
Q3007291 Engenharia Ambiental e Sanitária

Os maiores potenciais de água subterrânea no Brasil encontram-se nas bacias sedimentares, que são dispostas em uma sequência de camadas.


Assinale a opção que relaciona três dessas camadas, em ordem decrescente de porosidade efetiva/condutividade hidráulica.

Alternativas
Q3007292 Engenharia Ambiental e Sanitária
Relacione as três representações em cartografia a seguir, com os respectivos aspectos nelas contidos. 

1. Carta 2. Planta  3. Mapa 

( ) Superfície plana em determinada escala, com representação de acidentes físicos e culturais. 
( ) Informações muito detalhadas de um local, para fins de cadastro urbano e finalidades econômico-sociais. 
( ) Aspectos naturais e artificiais da Terra, sendo subdividida em folhas, de forma sistemática, obedecendo a um plano nacional ou internacional.


A relação correta, de cima para baixo, é 

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: A
5: E
6: D
7: E
8: E
9: A
10: B
11: E
12: C
13: C
14: C
15: B
16: E
17: C
18: A
19: E
20: E