Questões de Concurso Público EBSERH 2024 para Área de Atuação - Psicogeriatria

Foram encontradas 8 questões

Q3512339 Medicina
Um paciente de 48 anos é levado pelos filhos ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) devido a quadro de etilismo. Os filhos relatam que o paciente bebe destilados quase diariamente e pouco se alimenta, e há 5 dias encontra-se caindo e confuso. Negam traumatismo cranioencefálico. Está sem fazer o uso de bebidas alcoólicas há 3 dias, sem melhora do quadro. Ao exame, o médico nota o paciente bastante emagrecido, desorientado no tempo e no espaço, desatento, com dificuldade de manter o equilíbrio, marcha instável e com nistagmo horizontal bilateral. Frente a esse caso agudo, a principal hipótese diagnóstica é:
Alternativas
Q3512342 Medicina

Uma criança de 8 anos foi levada a consulta em uma unidade básica de saúde com queixa de baixo rendimento escolar e "apagões". Após colher a anamnese, e suspeitando de um diagnóstico, o médico fez a manobra de hiperventilação. Durante a manobra, a criança apresentou breves interrupções de consciência: ela ficava ausente e estática por alguns segundos e, em seguida, retornava ao ponto em que ocorrera a perda de consciência. Esses episódios breves eram acompanhados de discretos movimentos das pálpebras. Os pais relataram que esses episódios ocorriam várias vezes ao dia, mas que, devido à sua curta duração, tiveram dificuldade em observá-los. A paciente foi tratada com sucesso pelo médico da UBS com medicação antiepiléptica (etossuximida). No entanto, a mãe relatou a ocorrência de um fenômeno estranho após o início da medicação: a criança passou a ver coisas que não existiam e acreditava nessas coisas que só ela via.

A melhor conduta frente a esse caso é:

Alternativas
Q3512347 Medicina

Um paciente de 37 anos é encontrado inconsciente no chão de sua casa, pela sua mãe, às 11h da manhã. A última vez que tiveram contato foi por ligação telefônica às 16h do dia anterior. Ao seu lado, sua mãe encontrou cartelas vazias de clonazepam 2 mg. Ela estimou que o filho tenha ingerido entre 15 a 25 comprimidos. O paciente foi levado à unidade de saúde, onde acordou após a aplicação de flumazenil. Ao acordar, confirmou tentativa de autoextermínio e notou que o seu pé esquerdo estava caído e formigando. O exame físico confirmou dificuldade em realizar a dorsiflexão do pé e parestesia em dorso do pé, com o restante do exame sem outra alteração.

A provável causa dessa alteração é:

Alternativas
Q3512363 Medicina
Um homem de 60 anos sem história de doença psiquiátrica prévia ou de alterações cognitivas, encontra-se na emergência em coma por intoxicação alcoólica aguda. A melhor conduta inicial é:
Alternativas
Q3512376 Medicina

Um jovem usuário de cocaína dá entrada no serviço de emergência com dor torácica após uso da droga.

Considerando esse caso, o marcador ideal de lesão miocárdica é: 

Alternativas
Q3512411 Medicina
Dentre as medicações abaixo, o melhor tratamento não hormonal para os fogachos associados à menopausa é:
Alternativas
Q3512412 Medicina

Um paciente de 47 anos queixa-se de desejo de movimentar as pernas e sensação desagradável que ocorre com o repouso, ocorrendo principalmente à noite, mais de 3 vezes por semana. Os sintomas se aliviam parcialmente com o movimento.

Considerando o provável diagnóstico, a melhor conduta é:

Alternativas
Q3512415 Medicina
Quando se suspeita de uma paresia não orgânica (funcional), é aconselhável pesquisar o sinal de:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: B
5: B
6: D
7: C
8: C