Questões de Concurso Público Câmara dos Deputados 2024 para Analista Legislativo/Consultoria - Consultor Legislativo - Área X (Reaplicação)

Foram encontradas 14 questões

Q2511484 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As estimativas apontam que o agronegócio em 2023 deve alcançar R$ 2,60 trilhões, o que corresponderia, aproximadamente, 24,0% do PIB do País, 49% do valor das exportações e 10% dos empregos no Brasil.
O desenvolvimento do agronegócio não está atrelado 
Alternativas
Q2511492 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Dos seguintes corretivos, assinale o que é mais adequado para neutralizar a acidez do solo em uma cultura de plantas sensível ao alumínio tóxico.
Alternativas
Q2511500 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A formação de preços dos produtos do agronegócio segue, basicamente, as mesmas leis de mercado dos demais bens e serviços produzidos nos outros setores da economia. Alguns produtos, entretanto, possuem peculiaridades que concorrem para a sua formação de preços.
Em relação às peculiaridades de certos produtos do agronegócio, considere as afirmativas a seguir.

I. Em caso de produção sazonal, os produtos precisam ser armazenados em alguns meses durante o ano, garantindo assim um abastecimento adequado para o mercado, tanto na safra como na entressafra.
II. Produtos geralmente perecíveis fazem diminuir o tempo disponível para sua comercialização, sobretudo se mantidos em baixas temperaturas. III. Produtos apresentados na forma bruta precisam, muitas vezes, ser processados antes da venda aos consumidores finais.
IV. Para conseguir melhores preços para seus produtos, alguns produtores rurais investem na embalagem, nos serviços e em outros elementos agregadores de valor.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2511505 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em termos gerais, as cadeias produtivas do agronegócio apresentam instabilidades que são consequências de riscos climáticos e flutuações de preços decorrentes de fatores internacionais e nacionais, especialmente no desequilíbrio da oferta e demanda dos produtos. Uma alternativa importante para a diminuição de riscos de preços atualmente usada pelos agentes do agronegócio é o mercado futuro e de opções.
Com relação aos mercados futuros e de opções agropecuários, analise as afirmativas a seguir.

I. Este mercado tem grande potencial no Brasil por potencializar os produtos agropecuários que são de difícil padronização, já que garante a redução do risco de preço, bem como do risco de compra ou venda do produto em data preestabelecida. Trata-se, pois, de um instrumento que permite o empresário planejar melhor suas atividades.
II. Contrato futuro é um derivativo negociado no mercado futuro. Um contrato futuro é uma obrigação, legalmente exigível, de entregar ou receber uma quantidade de mercadoria, de qualidade preestabelecida, pelo preço ajustado no pregão.
III. Hedging é o ato de assumir uma posição de segurança no mercado de futuros, contra flutuações de preço no mercado físico. Ou seja, hedge é uma ferramenta de proteção contra grandes variações de preços dos ativos para a compra ou venda futura.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2511517 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Considere as pesquisas voltadas para a produção de culturas transgênicas.
Avalie se podemos considerar como possíveis objetivos da concepção de culturas transgênicas:

I. aumentar a resistência das plantas a pragas e doenças.
II. desenvolver variedades que se adaptem a diferentes condições climáticas.
III. melhorar a qualidade nutricional dos alimentos.
IV. reduzir a necessidade de uso de agrotóxicos.

Estão corretos os itens 
Alternativas
Q2511519 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O uso de drones na agricultura tem se tornado cada vez mais comum e é considerado fundamental para a implementação de estratégias da agricultura moderna. O drone é um recurso-chave na Agricultura 4.0, facilitando a implantação das funcionalidades da Agricultura Digital.
A legislação específica que regulamenta o uso de drones para o propósito da aplicação de agrotóxicos e afins, adjuvantes, fertilizantes, inoculantes, corretivos e sementes no Brasil é a
Alternativas
Q2511522 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Um agrônomo precisa decidir entre dois sistemas de irrigação aplicados a uma estufa de fruticultura. O produtor determinou a necessidade de um sistema que seja eficiente em termos de uso da água, devido à escassez local, e que, além disso, faça a aplicação de produtos químicos, numa fração do volume de solo explorado pelas raízes das plantas.
Entre as opções a seguir, o agrônomo deve escolher o sistema de irrigação por
Alternativas
Q2511524 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A Internet das Coisas (IoT) tem sido amplamente utilizada na agricultura para melhorar a eficiência e a produtividade no campo. A IoT na agricultura pode contribuir para a redução de desperdícios, automação dos processos e monitoramento remoto, tornando a produção agrícola mais eficiente e rentável.
Considere as seguintes ferramentas: 

I. Monitoramento e análise de dados históricos para previsão de safras. II. Rastreamento de rebanhos utilizando chips RFID. III. Controle automatizado de irrigação baseado em sensores. IV. Controle de drones para aplicação de defensivos agrícolas.
Podem ser considerados IoT’s na agricultura
Alternativas
Q2511536 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A integração vertical na agroindústria é um modo de exploração agropecuária em que a agroindústria é a grande planejadora, estipulando o padrão de qualidade, a produção e a comercialização dos produtos agrícolas. Essa integração pode ser feita por meio de contratos agroindustriais, em que a agroindústria integradora fornece ao produtor integrado, pessoa física ou jurídica, os insumos necessários para a produção, além de assistência técnica e garantia de compra da produção.
Do ponto de vista da agroindústria, assinale a opção que pode ser considerada uma vantagem e uma consequência direta desse formato de relação com o produtor.
Alternativas
Q2511539 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Na aquicultura, os peixes e camarões podem sofrer de diversas doenças, que podem causar perdas econômicas e comprometer a sustentabilidade do setor. As interrupções na produção, problemas de sustentabilidade e a pressão para reduzir o uso de antibióticos também contribuem para as perdas econômicas.
Nesse contexto, considere as doenças:

I. Ictiofitiríase II. Dactylogirose III. Doença de Newcastle IV. Maedi Visna (MV)

Das doenças elencadas, são frequentemente encontradas na aquicultura:
Alternativas
Q2511540 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A exportação de produtos de origem animal é regulamentada por diversas normas e procedimentos de controle. No Brasil, a exportação de produtos de origem animal está condicionada às atividades de fiscalização e inspeção, sendo o Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017, uma das principais legislações sobre o tema.
Considerando o arcabouço legal brasileiro, o órgão responsável por regular essa atividade é o(a) 
Alternativas
Q2511541 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os agrotóxicos organofosforados são uma classe de agrotóxicos amplamente utilizados na agricultura. Eles são compostos orgânicos altamente lipossolúveis e biodegradáveis, contendo várias combinações de carbono, hidrogênio, oxigênio, fósforo, enxofre e nitrogênio. Os agrotóxicos organofosforados estão na classe de agrotóxicos mais intensamente aplicados no Brasil, sendo utilizados no combate de doenças e pragas que prejudicam a produção agrícola. Contudo esse tipo de agrotóxico pode causar sérios danos à saúde em indivíduos expostos.
Assinale a opção que apresenta o principal impacto dos agrotóxicos organofosforados na saúde humana.
Alternativas
Q2511543 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A conectividade rural 4G é uma iniciativa que visa a levar a internet de alta velocidade para áreas rurais, permitindo que os produtores rurais tenham acesso a tecnologias digitais e possam melhorar a eficiência e a produtividade de suas atividades. A internet 4G rural pode trazer diversos benefícios, como a possibilidade de monitorar remotamente as lavouras, controlar o uso de insumos, gerenciar a produção e a logística, além de permitir a comunicação em tempo real com fornecedores e clientes.
Considerando a conectividade rural 4G no Brasil, o fator considerado limitante para seu uso é o(a)
Alternativas
Q2511545 Engenharia Agronômica (Agronomia)
No contexto da economia, a eficiência alocativa é atingida quando a produção está no ponto onde o custo marginal é igual à utilidade marginal, resultando na maximização do excedente do consumidor. Sendo assim, a eficiência alocativa é um dos fatores que influenciam a produtividade e a competitividade do setor agrícola, sendo importante para a tomada de decisões e para a formulação de políticas públicas, como as subvenções econômicas.
Considerando as subvenções econômicas para agricultura, acerca do impacto esperado dessas na eficiência alocativa no setor agrícola, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: A
5: E
6: A
7: A
8: B
9: E
10: C
11: B
12: D
13: A
14: B