Questões de Concurso Público TJ-RN 2023 para Analista Judiciário - Apoio especializado – História ou Museologia

Foram encontradas 27 questões

Q2183833 Museologia
Para Pierre Nora, a distinção entre memória e história é também a diferença entre incorporação e inscrição. Devido à dissolução das práticas de memória, esta perdeu o lugar do vivido, do habitual e do ritualístico em inúmeros grupos da sociedade, e, por isso, o autor entende que precisamos de lugares de memória.
Nesse sentido, os museus como instituição de memória centram sua função em:
Alternativas
Q2183834 Museologia
A coleção é definida por seu valor simbólico, na medida em que o objeto perde sua utilidade e valor para se tornar portador de sentido, de significado. Porém, nenhum atributo de sentido é imanente, sendo em vão buscar no objeto o seu sentido.
Sendo assim, a coleção é formada por meio de:
Alternativas
Q2183835 Museologia
Aloísio Magalhães, na Funarte, apoiou-se na moderna Antropologia para tombar o Terreiro Casa Branca do Engenho Velho, em Salvador (BA), na década de 1980, como forma de proteger e garantir:
Alternativas
Q2183836 Museologia
Considerando que os museus trabalham a seleção e a incorporação de peças, o objeto museológico é colocado em um sistema de informações instituído para agrupar entidades individualizadas e lhes dar sentido. Dessa forma, o objeto entra no processo de enquadramento teórico dos procedimentos realizados pela cadeia operatória de salvaguarda e comunicação.
Tais procedimentos são:
Alternativas
Q2183837 Museologia
O Livro de Tombo tem uma característica cartorial, ou seja, só é objeto museal o que passar por aquelas páginas. Esse livro conta a história da patrimonialização dos itens de forma sucinta. Museus antigos, de pequeno porte ou com pessoal administrativo reduzido, podem ter apenas um Livro de Tombo como registro de objeto.
A partir do exposto, compreende-se que o Tombo é um:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: E
5: A