Questões de Concurso Público TCE-SP 2023 para Agente da Fiscalização - TI

Foram encontradas 9 questões

Q2322004 Segurança da Informação
Martin é um criptoanalista contratado pela empresa Z para identificar o ataque ocorrido em sua rede. Após um tempo, Martin tinha as seguintes informações:

- algoritmo de encriptação
- texto cifrado
- mensagem de texto claro escolhida pelo criptoanalista, com seu respectivo texto cifrado produzido pela chave secreta
- texto cifrado escolhido pelo criptoanalista, com seu respectivo texto claro decriptado produzido pela chave secreta

Com base nas informações obtidas pelo criptoanalista, pode-se identificar o ataque como: 
Alternativas
Q2322005 Segurança da Informação
Wallace, servidor público no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE SP), está implementando um sistema de controle de acesso baseado em políticas. No Linux, o módulo que faz essa implementação é o SELinux. Wallace está atribuindo rótulos de segurança a cada processo e recursos do sistema. Após a aplicação das diretrizes de segurança, Wallace elaborou um relatório com o conteúdo das políticas implementadas e com seus benefícios para a segurança do sistema operacional.

Dentre os benefícios, tem-se que:
Alternativas
Q2322006 Segurança da Informação
O Ataque “Ping da morte" é um ataque de negação de serviço (DoS) em que o invasor visa interromper uma máquina alvo enviando um pacote maior que o tamanho máximo permitido, fazendo com que a máquina visada trave ou falhe. De forma a evitar esse ataque, o Departamento de Segurança do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE SP) resolveu bloquear as requisições de PING, impedindo que outro computador utilize esse comando para obter informações sobre o servidor. Para isso, efetuará o bloqueio com o Iptables.

Sabendo-se que a interface do servidor é eth0, o comando de aplicação da regra de bloqueio no IPTABLES é: 
Alternativas
Q2322007 Segurança da Informação
Renata presta serviço para a área de redes para a empresa B. Renata identificou que muitos usuários ainda faziam uso do telnet para efetuar login remoto e iniciou a implementação do SSH. Este garante segurança no login remoto, além de oferecer uma capacidade cliente/servidor mais genérica, e pode ser usado para funções de rede como transferência de arquivos e e-mail. Para a implementação correta, o SSH faz uso de vários protocolos.

De forma a multiplexar o túnel encriptado para diversos canais lógicos existentes, Renata deverá usar o protocolo:
Alternativas
Q2322021 Segurança da Informação
Ana é um MEI (microempreendedor individual) e, com o crescimento de sua empresa, está buscando aumentar a segurança das informações do seu negócio. Ela fez uma busca por soluções de mercado e concluiu que fará uso das ferramentas de segurança do pacote Microsoft 365. Porém, a ferramenta de segurança deverá manter as informações confidenciais sem prejudicar seu acesso de qualquer local. Outro critério é que exista uma verificação de identidade para que haja liberação de acesso às informações, além de possuir bloqueio automático em caso de um breve período de inatividade.

Para atender aos critérios citados, Ana deve escolher a ferramenta:
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: B
5: E