Questões de Concurso Público SMPOG de Belo Horizonte - MG 2023 para Engenheiro - Engenharia Sanitária

Foram encontradas 2 questões

Q2335980 Engenharia Ambiental e Sanitária
Um sistema de abastecimento de água para consumo humano é composto por um conjunto de obras civis, materiais e equipamentos, destinados à produção e à distribuição canalizada de água potável.
Com relação aos principais componentes de um sistema de abastecimento de água, analise as afirmativas a seguir.

I. Um sistema de abastecimento de água é composto por manancial, captação, adução, tratamento, reservatório, rede de distribuição, ligações prediais e estações elevatórias ou de recalque. No caso de utilização de um manancial superficial, a água poderá ter característica barrenta devido à sua alta concentração de sólidos dissolvidos como, por exemplo, o Fe2+ que dá a cor avermelhada à água.
II. Em uma estação de tratamento de água (ETA), a água bruta necessita inicialmente de um processo de pré-oxidação para combater a proliferação de algas, bactérias, remoção de orgânicos voláteis e para precipitar o ferro e o manganês que estão dissolvidos. No caso de uma água bruta com alta concentração de matéria orgânica dissolvida, a préoxigenação com O2 acarreta a formação dos trihalometanos, que podem ser cancerígenos.
III. Na etapa de filtração da água numa ETA, são utilizados filtros multicamada, com uma camada de antracito na parte superior, uma camada de areia no centro e, na base, uma camada de cascalho que facilita a passagem da água purificada para as saídas. Se a areia fosse a camada de base, essas saídas provavelmente estariam obstruídas. O cascalho ajuda a prevenir a ocorrência de entupimentos.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2335993 Engenharia Ambiental e Sanitária
Com relação ao sistema de lodos ativados, processo biológico muito usado no Brasil no tratamento de efluentes domésticos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O sistema de lodos ativados convencional é constituído por um decantador primário, responsável pela retirada de sólidos em suspensão sedimentáveis ou DBO em suspensão, pelo tanque de aeração e o decantador secundário, que removem a DBO não sedimentável e a DBO solúvel, respectivamente. No sistema convencional o tempo de detenção hidráulico é baixo, por esse motivo o lodo gerado é jovem e com alto teor de orgânicos, havendo necessidade de uma etapa posterior de estabilização do lodo.
( ) No sistema convencional por lodos ativados, o efluente do decantador primário é introduzido no tanque de aeração e, sob condições de turbulência, encontra o lodo (massa bacteriana mantida em suspensão) e o oxigênio dissolvido, o que provoca a decomposição da matéria orgânica através de metabolismo aeróbio e a síntese de novas células, que formam flocos e necessitam de remoção posterior no decantador secundário. Outra reação que pode ocorrer nos tanques de aeração é a nitrificação, a qual oxida as formas de nitrogênio, formando nitrato. No caso do decantador secundário operar em condições anóxicas, pode ocorrer a desnitrificação, com a redução do nitrato para N2 gasoso, o que é desejável em termos de operação numa ETE por não comprometer a sedimentação dos sólidos e por diminuir a carga desse nutriente no efluente;
( ) O sistema de lodos ativados por aeração prolongada difere do convencional por não possuir o decantador primário. Assim sendo, o tamanho do tanque de aeração é maior e o lodo permanece por mais tempo no sistema, ou seja, o tempo de detenção hidráulico é maior. Desse modo, haverá menor quantidade de DBO disponível para as bactérias, o que faz com que elas utilizem a matéria orgânica do próprio material celular para execução de seu metabolismo.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 
Alternativas
Respostas
1: D
2: B