Questões de Concurso Público SME - SP 2023 para Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Filosofia
Foram encontradas 22 questões
Ano: 2023
Banca:
FGV
Órgão:
SME - SP
Prova:
FGV - 2023 - SME - SP - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Filosofia |
Q2064284
Filosofia
“Após ter pensado bastante nisto e de ter examinado
cuidadosamente todas as coisas, cumpre enfim concluir e ter por
constante que esta proposição, eu sou, eu existo, é
necessariamente verdadeira, todas as vezes que a enuncio ou que
a concebo em meu espírito”.
Adaptado de DESCARTES, René. Meditações. São Paulo: Abril, 1973.
Assinale a opção que identifica corretamente a instância com base na qual é possível inferir a certeza enunciada, para Descartes.
Adaptado de DESCARTES, René. Meditações. São Paulo: Abril, 1973.
Assinale a opção que identifica corretamente a instância com base na qual é possível inferir a certeza enunciada, para Descartes.
Ano: 2023
Banca:
FGV
Órgão:
SME - SP
Prova:
FGV - 2023 - SME - SP - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Filosofia |
Q2064285
Filosofia
“O livro trata dos problemas filosóficos e mostra – creio eu – que
a formulação desses problemas repousa sobre o mau
entendimento da lógica de nossa linguagem. Poder-se-ia talvez
apanhar todo o sentido do livro com estas palavras: o que se pode
em geral dizer, pode-se dizer claramente; e sobre aquilo de que
não se pode falar, deve-se calar.”
WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Logico-Philosophicus. São Paulo: Edusp, 2001.
“A filosofia não deve, de modo algum, tocar no uso efetivo da linguagem; em último caso, pode apenas descrevê-lo. Pois também não pode fundamentá-lo. A filosofia deixa tudo como está.”
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
De acordo com a segunda fase do pensamento de Wittgenstein, a linguagem
WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Logico-Philosophicus. São Paulo: Edusp, 2001.
“A filosofia não deve, de modo algum, tocar no uso efetivo da linguagem; em último caso, pode apenas descrevê-lo. Pois também não pode fundamentá-lo. A filosofia deixa tudo como está.”
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
De acordo com a segunda fase do pensamento de Wittgenstein, a linguagem
Ano: 2023
Banca:
FGV
Órgão:
SME - SP
Prova:
FGV - 2023 - SME - SP - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Filosofia |
Q2064287
Filosofia
“Há filósofos que imaginam estarmos, em todos os momentos,
intimamente conscientes daquilo que denominamos nosso EU
[our SELF]; que sentimos sua existência e a continuidade de sua
existência; e que estamos certos de sua perfeita identidade e
simplicidade, com uma evidência que ultrapassa a de uma
demonstração.”
HUME, David. Tratado sobre a natureza humana. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
Assinale a opção que identifica corretamente a posição de Hume quanto à existência do eu.
HUME, David. Tratado sobre a natureza humana. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
Assinale a opção que identifica corretamente a posição de Hume quanto à existência do eu.
Ano: 2023
Banca:
FGV
Órgão:
SME - SP
Prova:
FGV - 2023 - SME - SP - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Filosofia |
Q2064288
Filosofia
“Devido ao peso é que os átomos, num momento inicial, são
imaginados por Epicuro como ‘caindo’; mas, situados dentro do
vazio, teriam que desenvolver, nessa ‘queda’, trajetórias
necessariamente paralelas. Isso significa que os átomos jamais se
chocariam – dando origem aos engates e aos torvelinhos
indispensáveis à constituição das coisas e dos mundos.”
Adaptado de EPICURO, col. Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1988.
Assinale a opção que descreve a solução conceitual de Lucrécio para o problema da teoria atomista apresentado acima.
Adaptado de EPICURO, col. Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1988.
Assinale a opção que descreve a solução conceitual de Lucrécio para o problema da teoria atomista apresentado acima.
Ano: 2023
Banca:
FGV
Órgão:
SME - SP
Prova:
FGV - 2023 - SME - SP - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Filosofia |
Q2064289
Filosofia
Leia os trechos a seguir.
“Ora, é pelo sucesso desses combates que cada um pode conhecer a força ou a fraqueza de sua alma, pois aqueles em quem naturalmente a vontade pode vencer com mais facilidade as paixões e interromper os movimentos do corpo que as acompanham têm provavelmente as almas mais fortes”.
DESCARTES. As paixões da alma. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
“Quanto mais um corpo é capaz, em comparação com outros, de agir simultaneamente sobre um número maior de coisas, ou de padecer simultaneamente de um número maior de coisas, tanto mais sua mente é capaz, em comparação com outras, de perceber, simultaneamente, um número maior de coisas. É por esses critérios que podemos reconhecer a superioridade de uma mente sobre as outras”.
ESPINOSA, Bento de. Ética. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
Com base nos trechos dos autores acima, é correto afirmar que
“Ora, é pelo sucesso desses combates que cada um pode conhecer a força ou a fraqueza de sua alma, pois aqueles em quem naturalmente a vontade pode vencer com mais facilidade as paixões e interromper os movimentos do corpo que as acompanham têm provavelmente as almas mais fortes”.
DESCARTES. As paixões da alma. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
“Quanto mais um corpo é capaz, em comparação com outros, de agir simultaneamente sobre um número maior de coisas, ou de padecer simultaneamente de um número maior de coisas, tanto mais sua mente é capaz, em comparação com outras, de perceber, simultaneamente, um número maior de coisas. É por esses critérios que podemos reconhecer a superioridade de uma mente sobre as outras”.
ESPINOSA, Bento de. Ética. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
Com base nos trechos dos autores acima, é correto afirmar que