Questões de Concurso Público SEFAZ-MG 2023 para Auditor Fiscal da Receita Estadual - Tecnologia da Informação (Tarde)

Foram encontradas 3 questões

Q2031081 Banco de Dados
Os bancos de dados relacionais, como por exemplo Oracle, são baseados no modelo relacional, uma forma intuitiva e direta de representar os dados em tabelas criando relações entre si.
A linguagem padrão adotada nos sistemas de bancos de dados é a Structured Query Language (SQL). Essa linguagem permite recuperar, adicionar, atualizar e excluir dados das tabelas nos bancos de dados.
Quando necessário obter dados de tabelas, instruções SQL são executadas, essas instruções são chamadas de consultas ou query. Essas consultas podem ser simples ou complexas. Quando complexas, é comum o envolvimento de muitas tabelas, funções e subconsultas.
Sendo assim, ao utilizar consultas complexas que envolvem subconsultas em um bancos de dados Oracle avalie as afirmativas a seguir:
I. As subconsultas só podem retornar uma única tupla.
II. As subconsultas podem retornar várias tuplas, ou seja, subconsultas que retornam uma ou mais tuplas.
III. As subconsultas ditas alinhadas são consultas colocadas dentro de outras subconsultas.
IV. As subconsultas ditas correlacionadas não referenciam uma ou mais colunas na instrução SQL externa.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2031082 Banco de Dados
A Linguagem padrão de banco de dados Structured Query Language (SQL) tem como uma de suas principais vantagens a não necessidade de informar exatamente os algoritmos e métodos que devem ser usados para obter os dados do banco de dados. Basta passar a instrução SQL e, assim, o otimizador de consultas irá buscar os melhores algoritmos e métodos para retornar os dados.
A sintonia fina ou tuning de consultas consiste em utilizar algumas funções, organizar melhor a instrução SQL na clausula WHERE, por exemplo, para obter o melhor desempenho de uma consulta.
Com relação à sintonia fina ao utilizar um banco de dados Oracle, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Quando possível, é melhor o uso do UNION ALL em vez de UNION devido ao fato de o UNION ter um processo de remoção de linhas duplicadas.
( ) Quando possível, é melhor utilizar IN em vez de EXISTS, visto que EXISTS verifica apenas que os valores existem e o IN verifica valores reais.
( ) Quando possível, é melhor utilizar EXISTS, que verifica a existência de linhas retornadas por uma subconsulta em vez de DISTINCT, que recupera todas as linhas para em seguida suprimir as duplicadas.
( ) Quando possível, é melhor utilizar variáveis BIND nas instruções SQL, uma vez que o software de banco de dados coloca as consultas SQL em cache para fazer reuso.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2031083 Banco de Dados
O sistema de gerenciamento de banco de dados Oracle possui uma arquitetura complexa. Uma das estruturas mais importantes que podemos destacar é a de memória.
Duas das principais áreas de memória no Oracle são SGA (System Global Area) e PGA (Program Global Area).
Relacione as áreas de memória com a sua respectiva utilização e definição.
1. PGA
2. SGA
( ) Ao executar uma instrução SQL é armazenado: tabelas temporárias, Linhas de classificação, bitmaps de mesclagem, variáveis e pilha de chamadas
( ) Contém estruturas que podem ser dimensionadas de forma independente
( ) Está associada a cada sessão e irá variar seu tamanho de acordo com as necessidades de memória da sessão em dado momento.
( ) Aloca e desaloca a memória do servidor ao iniciar ou desligar a instância.
( ) Está presente em sua composição além de outras estruturas o stream pool, java pool. Também fazem parte.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: E