Questões de Concurso Público SEE-MG 2023 para Professor de Educação Básica (PEB) - Sociologia

Foram encontradas 15 questões

Q2289284 Sociologia
Se a autoridade pública no tipo militar é ao mesmo tempo positiva e negativamente reguladora, ela é só negativamente reguladora no tipo industrial. Ao escravo, ao soldado ou a todo outro membro de uma comunidade organizada para a guerra, a autoridade diz: Tu farás isto; tu não farás aquilo. Mas ao membro da sociedade industrial, a autoridade não dá senão uma só destas ordens: Tu não farás isto. Portanto, o mesmo motivo que leva todo mundo a se unir para sustentar uma autoridade pública protetora de sua individualidade os levará a se unir, para impedir toda intromissão em sua individualidade além do necessário para protegê-los.

SPENCER, Herbert. Princípios de sociologia. Paris: Alcan, 1891.

A partir do trecho, assinale a opção que menciona corretamente a influência no pensamento de Herbet Spencer no surgimento da Sociologia como ciência.
Alternativas
Q2289285 Sociologia
A nossa regra reclama do sociólogo que este adote o estado de espírito em que se colocam os físicos, os químicos ou os fisiologistas, quando se embrenham numa região ainda inexplorada do seu domínio científico. O sociólogo, ao penetrar no mundo social, precisa ter consciência de que penetra no desconhecido; é preciso que ele se sinta em presença de fatos cujas leis lhe são tão insuspeitas como eram as da vida antes da biologia se ter constituído; é preciso que esteja preparado para fazer descobertas que o surpreenderão e o desconcertarão.

DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

De acordo com o trecho, assinale a opção que apresenta corretamente uma regra metodológica do tratamento do objeto sociológico de Emile Durkheim.
Alternativas
Q2289286 Sociologia
No naufrágio de 1631 no Golfo do México, a caravela Nossa Senhora do Juncal foi surpreendida por uma forte tormenta que ao perigar afundar, o almirante com dois nobres passageiros concedeu ajudar os marinheiros na tarefa de soltar os cabos para jogá-los ao mar. Como o intento resultou difícil, os três homens decidiram que parecia pouco digno ou honroso para suas respectivas classes sociais acabar seus dias exercendo trabalhos físicos e por isso se recolheram na câmara da popa para se prepararem para a morte.

PÉREZ, Pablo Mallaína. La creación de la Universidad de Mareante. Cuadernos Monográficos del Instituto de Historia y Cultura Naval. (Adaptado)

Segundo Max Weber, o evento histórico descrito no texto exemplifica um tipo de ação social
Alternativas
Q2289287 Sociologia
As causas profundas de todas as transformações sociais e de todas as revoluções políticas não devem ser procuradas nas cabeças dos homens nem na ideia que eles fazem da verdade eterna ou da eterna justiça, mas nas transformações operadas no modo de produção e de troca.

ENGELS, Friederich. Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico, 1880. (Adaptado)

As afirmativas a seguir descrevem corretamente o conceito de materialismo histórico, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q2289288 Sociologia

Imagem associada para resolução da questão



A tirinha ilustra criticamente a relação entre senso comum e a crise da hegemonia do conhecimento científico.



A partir da crítica exibida na tirinha, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).



( ) O senso comum é pautado pela crença na experiência coletiva, enquanto a ciência fundamenta seus paradigmas por meio de métodos científicos.


( ) O senso comum é concebido como opinião coletiva produzida no cotidiano, enquanto a ciência se dá pela acumulação de descobertas individuais de cientistas, que contribuem para a sistematização do conhecimento.


( ) O senso comum está em constante comprovação por meio da observação e da experimentação, enquanto a ciência conta com plena aceitação e consenso.



As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: C
5: B