Questões de Concurso Público SEE-MG 2023 para Professor de Educação Básica (PEB) - Geografia

Foram encontradas 7 questões

Q2291474 Geografia
A Região _______ é caracterizada pelos ambientes de savana (cerrado), que representa 46,3% da área desta região, e o restante é ocupado por ambientes de tensão ecológica (34,7%), Florestas Estacionais (7,1%), Floresta Ombrófila Aberta (6,7%) e Floresta Ombrófila Densa (3,5%).
A Região _______, conhecida pela ocorrência da maior parte dos ambientes da Mata Atlântica, é caracterizada pelos ambientes da Floresta Estacional Semidecidual (30,2%) e da Savana (Cerrado, 30,1%). As áreas de tensão ecológica (23,3%), Floresta Ombrófila Densa (9,6%) e Floresta Estacional Decidual (4,1%) completam o quadro da distribuição dos ambientes da cobertura vegetal nessa região. A
Região _______ é caracterizada pela dominância de dois tipos de ambientes de vegetação que destoam das demais regiões do país: o da Floresta Ombrófila Mista (27,1%) e o da Estepe (26%). O restante da região é dividido entre os ambientes das Florestas Estacionais (21,8%), Floresta Ombrófila Densa (6,6%) e Formações Pioneiras (3,4%).
IBGE. Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais. Macrocaracterização dos Recursos Naturais do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2019, Adaptado.


Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

Alternativas
Q2291475 Geografia
Após a revisão de algumas definições que serviram de base à elaboração do Mapa de Unidades de Relevo do Brasil (IBGE, 2006) e do Manual Técnico de Geomorfologia (IBGE, 2009), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou, em um capítulo da Macrocaracterização dos Recursos Naturais do Brasil (2019), uma nova classificação dos compartimentos de relevo do território brasileiro.
IBGE. Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais. Macrocaracterização dos Recursos Naturais do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Adaptado.

Em relação à definição revisada dos compartimentos de relevo do Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I. Planícies são feições rebaixadas em relação a relevos circundantes mais elevados, elaboradas em qualquer tipo de rocha.
II. Os patamares são formas de relevo transicionais e geralmente se encontram entre uma feição altimétrica elevada e uma área mais rebaixada.
III. Tabuleiros diferenciam-se das chapadas por apresentarem altitudes mais baixas e não serem subtipos de planalto, situando-se sobre coberturas sedimentares inconsolidadas.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2291476 Geografia
O Brasil, por suas condições climáticas e grandes extensões de maciços montanhosos, está sujeito aos desastres associados aos movimentos de massa nas encostas. As metrópoles brasileiras convivem com incidência elevada de deslizamentos induzidos por cortes nas encostas para a implantação de moradias e de estradas, pelo desmatamento, entre outras ações antrópicas. 
FERNANDES, Nelson Ferreira; AMARAL, Cláudio do. Movimentos de massa: uma abordagem geológico-geomorfológica. In Geomorfologia e meio ambiente. 3ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. Adaptado.

Tendo em vista que existem diversos tipos de movimentos de massa, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) As corridas (ou fluxos) são movimentos rápidos nos quais os materiais se comportam como blocos consolidados.
( ) As quedas de blocos são movimentos rápidos de massas rochosas com uma superfície de deslizamento convexa.
( ) Os escorregamentos rotacionais possuem uma superfície de ruptura curva, convexa para cima, ao longo da qual se dá o movimento da massa de solo.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2291484 Geografia
O processo erosivo causado pela água das chuvas tem abrangência em quase toda a superfície terrestre, em especial nas áreas com clima tropical, onde os totais pluviométricos são bem mais elevados do que em outras regiões do planeta. Além disso, em muitas dessas áreas, as chuvas concentram-se em certas estações do ano, o que agrava ainda mais a erosão.
GUERRA, Antônio José Teixeira; SILVA, Antônio da; BOTELHO, Rosangela (orgs.). Erosão e conservação dos solos. Conceitos, Temas e Aplicações. 3ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. (Adaptado)

Em relação à dinâmica que define determinados processos de erosão dos solos, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A ação do splash, também conhecido como erosão por salpicamento, é o estágio inicial do processo erosivo, pois opera a ruptura dos agregados, fragmentando-os em partes menores, e transporta partículas do solo.
( ) À medida que a água se acumula nas depressões do terreno e começa a escoar pelas encostas, já que as poças não são suficientes para contê-la, forma-se um fluxo regular que provoca a erosão laminar.
( ) A redução no teor de matéria orgânica faz com que os solos sob agricultura mecanizada se tornem mais suscetíveis à formação de crostas em sua camada superficial, o que dificulta a infiltração da água, amplia o escoamento superficial e pode provocar a formação de ravinas.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2291486 Geografia
Os horizontes do solo são constituídos por quatro componentes principais: partículas minerais, matéria orgânica, água e ar, normalmente tão misturados que sua separação só pode ser feita em laboratório. A quantidade de tais componentes e a proporção de uns em relação aos outros pode variar tanto entre dois tipos de solo quanto entre os horizontes de um mesmo perfil de solo.
LEPSCH, Igor. Formação e conservação dos solos. 2ª ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2010. (Adaptado)

Em relação às características dos solos, principalmente no que concerne à proporção de alguns de seus componentes, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Solos arenosos e com pouco húmus armazenam menos água disponível do que os argilosos ou de textura média, ricos em matéria orgânica.
( ) Nos solos agrícolas, a acidez do solo pode ser corrigida pela adição de rocha calcária moída, composta de carbonatos de cálcio e magnésio.
( ) A acidificação do solo é um fenômeno comum em regiões de clima seco, em que os curtos períodos de chuvas intensas acarretam a lavagem dos horizontes superficiais.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: C
5: D