Questões de Concurso Público SEE-MG 2023 para Professor de Educação Básica (PEB) - Arte
Foram encontradas 3 questões
Ano: 2023
Banca:
FGV
Órgão:
SEE-MG
Prova:
FGV - 2023 - SEE-MG - Professor de Educação Básica (PEB) - Arte |
Q2288659
Artes Visuais
Paul Klee explorou as possibilidades de tempo e espaço,
geradoras da forma em suas transmutações. “Diz-se que Ingres
organizou o repouso, eu gostaria de, para além do pathos,
organizar o movimento” afirmou Klee em sua Teoria da Arte
Moderna, anunciando o seu programa estético: criar uma obra
que fosse “movimento, gênese contínua, forma em ação”.
Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente a pintura do movimento de Paul Klee.
Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente a pintura do movimento de Paul Klee.
Ano: 2023
Banca:
FGV
Órgão:
SEE-MG
Prova:
FGV - 2023 - SEE-MG - Professor de Educação Básica (PEB) - Arte |
Q2288661
Artes Visuais
O Auto Retrato como Alegoria da Pintura de Artemisia Gentileschi
é uma pintura barroca inovadora, em que a artista retrata-se para
a posteridade em plena ação, portando pincel e palheta,
escolhendo definir sua identidade pela representação da sua
arte.
Artemisia Gentileschi (1593–1652/53). Auto Retrato como Alegoria da Pintura, c. 1638-39 Óleo sobre tela - Royal Collection, Windsor, Inglaterra.
Com base na imagem, assinale a afirmativa que interpreta corretamente a obra em seu contexto barroco.
Artemisia Gentileschi (1593–1652/53). Auto Retrato como Alegoria da Pintura, c. 1638-39 Óleo sobre tela - Royal Collection, Windsor, Inglaterra.
Com base na imagem, assinale a afirmativa que interpreta corretamente a obra em seu contexto barroco.
Ano: 2023
Banca:
FGV
Órgão:
SEE-MG
Prova:
FGV - 2023 - SEE-MG - Professor de Educação Básica (PEB) - Arte |
Q2288662
Artes Visuais
A respeito da data art (a visualização de dados como meio de
criação artística), observe a imagem e leia o trecho a seguir.
https://julianoliver.com/projects/packetgarden/
Em 2006, com o projeto Packet Garden, o artista Julian Oliver representou nossos movimentos na web como jardins de síntese. Packet Garden capturava informações sobre como usamos a internet e nos servimos dela. Para isso, o programa tomava nota de todos os servidores que visitamos, nossa localização geográfica e os tipos de dados acessados. O tamanho de cada colina ou vale correspondia à quantidade de dados enviados ou recebidos. As plantas cresciam igualmente para cada protocolo, parâmetro, detectado pelo software. Por exemplo, se visitamos um site, uma planta HTTP era cultivada; se compartilhamos alguns arquivos via eMule, uma outra planta era cultivada, e assim por diante.
Adaptado de Venturelli, S., & Melo, M. A. de. O visível do invisível: data art e visualização de dados. ARS (São Paulo), 2019, 17(35), 203 - 214.
Considerando o projeto artístico citado, analise as afirmativas a seguir a respeito da data art.
I. O artista que lida com dados utiliza métodos diversos para processar e representar a realidade em instruções binárias, acionadas por algoritmos que mediam nossa experiência sensível com a realidade.
II. A data art considera os dados do mundo da informação como material criativo e propõe uma reflexão sobre como eles podem ser visualizados ou transformados em ato artístico.
III. O artista dos dados preocupa-se em organizar informações precisas de forma visual e preza pela clareza na disposição dos dados, com o objetivo principal de facilitar a leitura e o uso das informações.
Está correto o que se afirma em
https://julianoliver.com/projects/packetgarden/
Em 2006, com o projeto Packet Garden, o artista Julian Oliver representou nossos movimentos na web como jardins de síntese. Packet Garden capturava informações sobre como usamos a internet e nos servimos dela. Para isso, o programa tomava nota de todos os servidores que visitamos, nossa localização geográfica e os tipos de dados acessados. O tamanho de cada colina ou vale correspondia à quantidade de dados enviados ou recebidos. As plantas cresciam igualmente para cada protocolo, parâmetro, detectado pelo software. Por exemplo, se visitamos um site, uma planta HTTP era cultivada; se compartilhamos alguns arquivos via eMule, uma outra planta era cultivada, e assim por diante.
Adaptado de Venturelli, S., & Melo, M. A. de. O visível do invisível: data art e visualização de dados. ARS (São Paulo), 2019, 17(35), 203 - 214.
Considerando o projeto artístico citado, analise as afirmativas a seguir a respeito da data art.
I. O artista que lida com dados utiliza métodos diversos para processar e representar a realidade em instruções binárias, acionadas por algoritmos que mediam nossa experiência sensível com a realidade.
II. A data art considera os dados do mundo da informação como material criativo e propõe uma reflexão sobre como eles podem ser visualizados ou transformados em ato artístico.
III. O artista dos dados preocupa-se em organizar informações precisas de forma visual e preza pela clareza na disposição dos dados, com o objetivo principal de facilitar a leitura e o uso das informações.
Está correto o que se afirma em