Questões de Concurso Público SEDUC-TO 2023 para Professor da Educação Básica - Professor Regente - Geografia

Foram encontradas 4 questões

Q2213616 Geografia

Analise a imagem a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: http://unisinos.br/blogs/ndh/2015/05/04/. Acesso: 13 abril de 2023.


No contexto das relações internacionais no século XXI, é correto afirmar que a imagem 

Alternativas
Q2213621 Geografia
O regional e o local são recortes da realidade global que a Geografia faz no espaço, especialmente para ensinar essa disciplina.
CALLAI, Helena. O ensino de Geografia: recortes espaciais para análise. Porto Alegre: Editora da UFRGS/Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2003. (Adaptado)
As considerações sobre o ensino da Geografia, presentes no fragmento acima, mostram
Alternativas
Q2213632 Geografia
“O poder da Geografia é dado pela possibilidade de entender o espaço em que vivemos.” (...) O geógrafo é, antes de tudo, um filósofo, e os filósofos são otimistas, porque diante deles está a infinidade.”
Milton Santos
Correlacione os geógrafos aos respectivos pensamentos geográficos.
I. Yves Lacoste
II. Friederich Ratzel
III. Vidal de La Blache
( ) Legitimava as ações políticas autoritárias imperialistas, do final do século XIX e início do século XX, com sua proposta de que o espaço era vital ao desenvolvimento, como fonte de recursos naturais.
( ) Contestava a antropogeografia e o determinismo ambiental, do fim do século XIX, por meio do possibilismo geográfico, percebendo o homem como um ser ativo, que recebe influência mas também atua sobre o meio, transformando-o.
( ) Serve antes de mais nada para fazer a guerra, não necessariamente um confronto militar, mas aquela travada nas relações de poder no cenário geopolítico internacional, envolvendo as diferentes nações. 
Assinale a opção que indica a sequência correta, na ordem apresentada.
Alternativas
Q2213641 Geografia
“Foi somente certa manhã, próximos à estação de trem, que ouvimos quatro tiros, confirmando que não éramos os únicos sobreviventes. Tomamos um susto, nos jogamos ao chão. Não confirmamos se atiraram em nossa direção, mas interpretamos como um aviso de que ali tinha gente controlando a passagem e tinha dono controlando a entrada. Aquele ponto era uma espécie de fronteira. Na direção em que caminhamos, os tiros diziam até onde podíamos ir. Na direção oposta, não dava ainda para saber.”
SENRA, A. Éden. Rio de Janeiro: Letras, 2022. p.26
O conceito geográfico atrelado a situação descrita no texto é o de
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: A
4: E