Questões de Concurso Público SEDUC-TO 2023 para Professor Da Educação Básica - Professor Regente - Artes

Foram encontradas 12 questões

Q2213660 Educação Artística
A unidade temática “Artes Integradas”, proposta no Documento Curricular do Tocantins para o Ensino Fundamental (Linguagens – Arte), entende integração como
Alternativas
Q2213663 Educação Artística
Em 1913 o músico futurista Luigi Russolo publicou o manifesto A Arte dos Ruídos. Em sintonia com a era industrial das máquinas e da velocidade, Russolo criou novos instrumentos musicais para permitir que os compositores utilizassem os sons mais complexos da “era mecânica”:
Todos sabemos que qualquer som musical transporta em si um desenvolvimento de sensações com as quais estamos familiarizados e das quais estamos exaustos, pois predispõem o ouvinte ao aborrecimento. Nós Futuristas, amamos profundamente e apreciamos as harmonias dos grandes mestres. Por muitos anos, Beethoven e Wagner chocaram os nossos nervos e corações. Agora encontramos mais divertimento na combinação de ruídos de carris, motores, carruagens e multidões.
RUSSOLO, Luigi. L’arte dei rumori, in: https://archive.org/details/luigi-russolo-lartedei-rumori-1916. (Adaptado)
Com base nas palavras de Russolo, é correto afirmar que para o autor, o ruído é um
Alternativas
Q2213664 Educação Artística
Um docente de Arte do 9º ano do Ensino Fundamental propôs aos estudantes a criação de um vídeo performance, a partir dos próprios smartphones.
Essa atividade possuía dois objetivos:
1. desenvolver a habilidade de analisar a diversidade do patrimônio cultural brasileiro, material e imaterial, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias; e
2. favorecer a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
Considerando o Documento Curricular do Tocantins do Ensino Fundamental – Linguagens/Arte (2019), a proposta enquadra-se na unidade temática: 
Alternativas
Q2213667 Educação Artística

Imagem associada para resolução da questão

Pintura facial Kayapó-gorotire (evento no Museu do Índio do Rio de janeiro, 2015).


Ao estudar a arte indígena brasileira, os antropólogos chamam a atenção para a centralidade da corporalidade e da pessoa para as sociedades indígenas e apontam para a existência de uma complexa linguagem simbólica em torno da sua “fabricação”.


Na arte indígena, o corpo é suporte material de intervenção estética e seria concebido como

Alternativas
Q2213671 Educação Artística
Em 2020, Daiara Tukano participou do Circuito Urbano de Cultura e Arte de Belo Horizonte (CURA) e realizou o maior mural urbano de uma artista indígena no mundo, com a imagem de uma mãe carregando o seu filho no colo. Imagem associada para resolução da questão
Daiara Tukano, Selva, mãe do rio Menino, Belo Horizonte/2020, 1000 m2
Em entrevista sobre sua obra, a artista afirmou:
É uma pintura que eu pensei especificamente para esse momento: estamos passando por uma situação muito difícil enquanto povo indígena por causa da pandemia de Covid-19. Fico honrada de poder trazer um pouco desse sentimento para a arte urbana e principalmente para a paisagem de Minas Gerais, um lugar marcado pela colonização e pela memória de todo tipo de violência sofrida por nossos parentes indígenas. Essa obra também representa a mãe natureza que carrega o seu filho, um rio menino, que só nasce onde tem mata, porque é ela que permite que a terra possa respirar, que a água possa circular, que o planeta possa estar vivo.
Adaptado de https://www.premiopipa.com.
Considerando o depoimento, as afirmativas a seguir descrevem corretamente o sentido de arte pública para a artista, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: C
5: B