Questões de Concurso Público Prefeitura de São José dos Campos - SP 2023 para Médico - Psiquiatra Adulto

Foram encontradas 14 questões

Q2311474 Psiquiatria
João César, 29 anos, apresentou um determinado quadro psiquiátrico para o qual foi devidamente medicado. Uma semana após o início do tratamento farmacológico, o quadro original sofreu uma rápida melhora, porém outros fenômenos apareceram: João César passou a dormir menos de 4 horas por noite estando bem disposto pela manhã e, após alguns dias, evoluiu com hipertimia, aceleração do pensamento, impulsividade, agitação psicomotora e heteroagressividade.
A medicação prescrita originalmente para João Cesar foi
Alternativas
Q2311476 Psiquiatria
No tratamento de um transtorno mental, quando se prescreve lítio ou clozapina, é prioritário avaliar, respectivamente,
Alternativas
Q2311477 Psiquiatria
Assinale o fármaco que apresenta maior associação à discinesia e distonia.
Alternativas
Q2311479 Psiquiatria
Conforme Stahl (2013), o algoritmo de decisão de tratamento de adultos em sofrimento mental segue a lógica da figura a seguir:

Imagem associada para resolução da questão



Fonte: Stahl S. Psicofarmacologia: bases neurocientíficas e aplicações práticas. 4ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
A partir desta figura, avalie as afirmativas a seguir:

I. No adulto, o TDAH (transtorno de défict de atenção e hiperatividade) geralmente se apresenta com comorbidades que normalmente são o motivo do paciente buscar o psiquiatra.

II. O TDAH é uma condição do desenvolvimento relacionada primariamente com o desempenho executivo e a maturação do córtex temporoparietal, sendo normalmente identificada na idade escolar.

III. Além do transtorno de uso de substâncias psicoativas, o adulto com TDAH frequentemente apresenta problemas significativos nas relações afetivas familiares e conjugais.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2311480 Psiquiatria
Observe abaixo três características ou indícios externos que, do ponto de vista prático, são muito importantes para a identificação clínica de um determinado processo psíquico patológico:

1. O indivíduo tem convicção extraordinária, uma certeza subjetiva praticamente absoluta. Sua crença é total(...).

2. É impossível a modificação deste processo pela experiência objetiva, por provas explícitas da realidade, por argumentos lógicos, plausíveis e aparentemente convincentes. Assim, dizse que tal processo é irremovível, irrefutável; mesmo pela prova de realidade mais cabal, ele não pode ser influenciado externamente por pessoas que queiram demover o indivíduo de suas crenças.

3. É, quase sempre, um juízo falso; seu conteúdo é impossível.

Fonte: Dalgalarrondo P, Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais, 3ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2019. pag 383-384.

O processo psíquico patológico em questão é 
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: E
4: C
5: D