Questões de Concurso Público Prefeitura de São José dos Campos - SP 2023 para Analista em Saúde - Fonoaudiologia

Foram encontradas 4 questões

Q2310599 Fonoaudiologia
Uma vez que a fissura acomete o palato, independente de esta estar ou não associada à fissura de lábio, sérios problemas na comunicação oral podem ocorrer.
Entre os principais problemas podem ser citados
Alternativas
Q2310603 Fonoaudiologia
Com relação às modificações senescentes da deglutição denominadas de presbifagia, analise as afirmativas a seguir:

I. Na fase oral, mudanças podem envolver juntos ou isoladamente os seguintes fatores: problemas na mastigação por perdas dentárias ou próteses mal adaptadas; atrofias dos músculos labiais, entre outros.
II. Na fase faríngea pode ocorrer hipertonia faríngea, com consequente aumento na eficiência da contração, aumento na elevação laríngea e fechamento tardio do segmento faringolaríngeo.
III. Na fase esofágica, a denervação senil do esôfago e as mudanças no posicionamento e na peristalse esofágica podem explicar a maior incidência de hérnia hiatal e de refluxo gastroesofágico.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2310608 Fonoaudiologia
Com relação a contrações musculares na fonação, analise as afirmativas a seguir:

I. A contração muscular isométrica não apresenta variação no comprimento do músculo, o gasto de energia é menor e a força ocorre em apenas um ângulo.
II. Quanto menor a carga, maior o ganho de força e massa, sendo necessárias poucas repetições para a obtenção dos resultados.
III. A contração concêntrica causa o alongamento muscular e ocorre quando a contração provoca o estiramento resistindo à carga.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2310621 Fonoaudiologia
Podemos dizer que o campo da Motricidade orofacial foi criado por uma demanda da Odontologia que começou a perceber a interferência da musculatura orofacial nos resultados do seu trabalho.
Considerando a interface entre a fonoaudiologia e a odontologia, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Parece existir um consenso entre as duas áreas, fonoaudiologia e odontologia, sobre a capacidade de alterações de forma, consideradas aqui más oclusões, ocasionar desequilíbrio na função.
( ) O fonoaudiólogo que atua junto à odontologia deve ter conhecimento acerca de nomenclaturas e classificações da área.
( ) Há três tipos de abordagens de tratamento da reabilitação morfofuncional aplicada pela odontologia: preventivo, interceptativo e corretivo.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: A
4: A