Questões de Concurso Público Prefeitura de Niterói - RJ 2023 para Arquiteto

Foram encontradas 8 questões

Q2224972 Conhecimentos Gerais
Leia o trecho a seguir.
Os Estados Unidos foram ultrapassados pela China e já não são o maior país de classe média do mundo em quantidade de pessoas. De acordo com um relatório de riqueza do banco Credit Suisse, há hoje 109 milhões de chineses e 91 milhões de americanos nesta categoria. A referência foi os Estados Unidos, com valores corrigidos para cada país de acordo com paridade de poder de compra e preços locais. Ou seja, para ser classe média na Índia, um adulto precisa ganhar US$ 13.662 por ano. No Reino Unido, este valor é 5 vezes maior. A fronteira da classe média no Brasil é de US$ 28 mil, e só 8,1% da população fica acima disso.
13 países com mais pessoas de classe média (Brasil incluso). Revista Exame, 13/09/2016.
Considerando o trecho acima, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2224973 Conhecimentos Gerais
Sobre a democracia e o governo de Viktor Orbán, na Hungria, leia o trecho a seguir.
A pertença a uma classe social e a tradição familiar eram os fatores mais decisivos para os eleitores, e assim os partidos desenvolviam suas campanhas de acordo com isso (seus programas tratavam de salários, impostos, emprego etc.). Mas, de repente, nenhum partido tradicional pode continuar fazendo essas propostas; nem sequer a promessa de renovar o Estado de bem-estar social consegue atrair os eleitores. Os velhos slogans agora soam vazios. Os pobres não são uma classe, não têm interesses de classe. As formações políticas convencionais e outras organizações políticas surgem do nada. A estabilidade do sistema foi perdida; tudo se torna fluido, maleável. As ideologias substituem os interesses do eleitorado. A vitória nas eleições graças ao apoio da maioria nas urnas legitimava um Governo, justificadamente. Mas hoje, em muitos lugares do mundo, os mesmos tiranos são eleitos e reeleitos pela maioria. Esses regimes não são democracias, mas tiranias. Hoje, apenas as democracias liberais, isto é, os Estados com divisão de poderes e um sistema de freios e contrapesos, nos quais as liberdades civis são respeitadas e praticadas, podem ser qualificados como democracias. A “democracia iliberal” não é democracia.
HELLER, Agnes. Por que a Hungria se rendeu ao extremista Orbán e como controlar o ensino é essencial para seu projeto. El País. Maio de 2019.

Considerando o trecho acima e a ascensão de regimes democráticos de extrema direita, no século XXI, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2224974 Conhecimentos Gerais
A respeito dos debates e dos desdobramentos do Acordo de Paris, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Em 2015, numerosas nações, entre as quais o Brasil, aprovaram o maior tratado internacional acerca das mudanças climáticas desde a assinatura do Protocolo de Quioto, em 1992.
( ) Os países signatários do Acordo de Paris definiram metas individuais de redução de gases de efeito estufa, a fim de evitar que a temperatura da Terra se eleve indiscriminadamente.
( ) A saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris, em novembro de 2019, anulou o tratado internacional, causando protestos das comunidades científicas em todo o mundo.

Segundo a ordem apresentada, as afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2224975 Conhecimentos Gerais
Leia os fragmentos a seguir.
Os “climacéticos” fazem circular, nos meios de comunicação e na internet, informações que desmentem as atividades humanas no clima. Essas informações refletem um verdadeiro debate científico?
Le Monde, 23/11/2019
Não. Aliás, eu não classificaria essas pessoas como “céticas”, pois o ceticismo é uma postura necessária para produzir todo progresso da ciência. Chamaria essas pessoas, de preferência, de “negadoras” (deniers, em inglês), termo mais apropriado, visto que ignoram os dados que as ciências do clima tornaram evidentes há quarenta anos.
LATOUR, Bruno. CogitamusSeis cartas sobre as humanidades científicas. São Paulo: Editora 34, 2016.
Como têm pessoas contra a vacina? De onde tiram isso? Como podem ter essa liberdade de falar e serem respeitados como se fossem o outro lado. Alguns são a favor da vacina e outros são contra? Não! Alguns estão do lado da vacina porque impedem doenças. Os que são contra ou são ignorantes, muito ignorantes, ou mal-intencionados. Isso tinha que ter uma ação governamental.
VARELLA, Drauzio, Programa Roda Viva, 10/02/2020.
Considerando os fragmentos acima, é correto afirmar que, na contemporaneidade,
Alternativas
Q2224976 Conhecimentos Gerais
Em janeiro de 2020, em função do surto do novo coronavírus (Covid-2019), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou oficialmente um estado de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), condição utilizada para “um evento extraordinário que pode constituir um risco de saúde pública para outros países devido à disseminação internacional de doenças; e potencialmente requer uma resposta internacional coordenada e imediata”. 
Adaptado de https://www.paho.org/bra/

Os fatores a seguir são pertinentes ao diagnóstico de um estado de emergência global como o declarado pela OMS, à exceção de um. Assinale-o.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: D
5: A