Questões de Concurso Público FHEMIG 2023 para Médico - Toxicologia Médica

Foram encontradas 6 questões

Q2268053 Medicina
O alto consumo de pescado contaminado por mercúrio e exposição direta e prolongada a esse metal por habitantes de áreas onde predomina a extração de minério, bem como pelos próprios agentes envolvidos com o seu manuseio, tem resultado em elevadas concentrações de Hg no cabelo e no sangue, manifestações neurológicas e casos de anemia.
NUNES, M.S.B. et al. Impacto do consumo de peixes contaminados por mercúrio na saúde humana em habitantes da Amazônia brasileira: revisão sistemática. Braz J Hea Rev. 2023: 6(4), 15111–24).

A respeito do mercúrio, analise os itens a seguir.
I. A exposição ocorre principalmente pela inalação de vapores de Hg0 e, pela dieta, por ingestão de metilHg.
II. Uma vez no organismo, o metilHg pode se acumular nos rins, fígado e, principalmente, no sistema nervoso central.
III. Quadro de estresse oxidativo é frequentemente observado na exposição ao mercúrio, podendo gerar danos ao DNA, membranas celulares e proteínas, ocasionando por sua vez apoptose e necrose.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2268054 Medicina
Catinona é um alcaloide encontrado nas folhas da planta arbustiva Catha edulis, encontrada na Península Arábica e na África. Compartilha semelhança estrutural com a efedrina e com a anfetamina e, a partir da sua molécula, foram sintetizados diversas outras moléculas semelhantes denominadas então como catinonas sintéticas.
As catinonas sintéticas entraram amplamente no mercado de drogas recreativas no final dos anos 2000 e, desde então, sua popularidade vem crescendo. Conforme o consumo foi aumentando, ficaram claros os riscos para a saúde pública devido aos diversos relatos de intoxicações e mortes envolvendo tais substâncias.

SOARES J. et al.. An updated review on synthetic cathinones. Arch Toxicol. 2021: 95(9):2895-2940.

Acerca das catinonas sintéticas, é correto afirmar que
Alternativas
Q2268055 Medicina
As intoxicações são causas frequentes de procura de atendimento médico em serviços de urgência e de emergência em todo o mundo.
Acerca da abordagem inicial do paciente, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Petéquias e equimoses de maior dimensão na pele podem indicar distúrbios de coagulação secundários a toxinas de serpentes e a cumarínicos.

( ) Benzodiazepínicos são efetivos no controle de taquicardias causadas por drogas simpaticomiméticas.

( ) Betabloqueadores não seletivos como o propranolol são indicados no tratamento da hipertensão em casos de overdoses por drogas simpaticomiméticas.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Q2268058 Medicina
Possíveis causas de intoxicação aguda por cianeto podem ser inalação de fumaça, ingestão acidental, exposição ocupacional, homicídios, tentativas de suicídios e ingestão de substâncias cianogênicas.
Vítimas de inalação de fumaça em incêndios podem sofrer intoxicação por cianeto de hidrogênio devido combustão incompleta de materiais a base de carbono e hidrogênio (ex. plásticos, lã e fibras sintéticas), além da intoxicação por monóxido de carbono.

DORTA, D.J. et al. Toxicologia Forense. 1 ed. São Paulo: Blucher, 2018. p. 330, 334.

Em relação à intoxicação por cianeto, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2268059 Medicina
As alterações neurofisiológicas causadas pelo uso da cocaína, principalmente por sua ação nas vias dopaminérgicas, resultam em complicações psiquiátricas, sendo os episódios psicóticos e a dependência os que mais geram impacto na sociedade. No caso da cocaína fumada, tais complicações parecem ser de maior gravidade ainda.
DORTA, D.J. et al. Toxicologia Forense. 1ª ed. São Paulo: Blucher, 2018. p. 152.

Assinale a opção que indica o produto da queima da cocaína quando a via de administração é a respiratória (fumada).
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: B
4: E
5: A