Questões de Concurso Público FHEMIG 2023 para Médico - Infectologia Pediátrica

Foram encontradas 4 questões

Q2267554 Medicina
Paciente em internação hospitalar prolongada apresenta sepse de foco cutâneo, após infiltração de acesso periférico, em uso de cefepime e vancomicina.
Após resultado de hemocultura positiva para Staphilococus aureus meticiliana resistente, a conduta correta é 
Alternativas
Q2267555 Medicina
Sobre as arboviroses, analise as afirmativas a seguir.

I. O choque da dengue se caracteriza por extravasamento vascular com baixa resistência vascular periférica e taquicardia.
II. A trombocitopenia é o marcador laboratorial mais importante de dengue grave, pois indica extravasamento plasmático e sangramento.
III. O paciente com dengue e dor abdominal intensa é considerado Grupo C pelo manual do Ministério da Saúde e deve receber hidratação venosa.
IV. Para o paciente em choque persistente após etapas de expansão volêmica e hematócrito em ascensão, é recomendado administração de solução de albumina.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2267559 Medicina
Assinale a opção que indica o tratamento antibiótico adequado para Infecções graves por Streptococcus pyogenes, como a síndrome do choque tóxico, com germe isolado em hemocultura.
Alternativas
Q2267561 Medicina
A respeito das diarreias agudas, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) No paciente com diarreia aguda desidratado, mas sem critério de internação, deve ser administrada terapia de reposição oral com uma solução com 75 a 90 mmol de sódio por litro. Ao passo que, na prevenção da desidratação, devese optar por soros com menor concentração de sódio.
( ) De acordo com a OMS, Zinco deve ser usado em menores de cinco anos, durante 10 a 14 dias, sendo iniciado a partir do momento da caracterização da diarreia
( ) Nos casos de desinteria, antoibiotocoterapia está recomendada com cefetriaxona ou azitromicina, devido à alta taxa de resistência da Shiguela ao ciprofloxacino .
( ) Clostridium difficile é uma causa importante de diarreia associada ao uso de antibiótico em ambiente hospitalar, o tratamento se dá com suspensão do tratamento antibiótico, se possível , e vancomicina oral até cultura de fezes negativa para Clostridium .
( ) Quando a diarreia aguda é causada por giardíase ou amebíase comprovada, o tratamento deve ser feito com nitazoxanida, uma vez que metronidazol ou análogos vem perdendo eficácia contra esses agentes.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: D
4: C