Questões de Concurso Público FHEMIG 2023 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 2 questões

Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: FHEMIG Prova: FGV - 2023 - FHEMIG - Fonoaudiólogo |
Q2266637 Fonoaudiologia
Com relação à avaliação clínica da Disfagia Orofaríngea Infantil à beira do leito, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A ausculta cervical não deve ser realizada durante a avaliação com alimento, já que esse procedimento não contribui na identificação da relação entre sucção, deglutição e pausas.

( ) A avaliação da sucção não nutritiva (SNN) é indicada em bebês menores de 6 meses, utilizando-se chupeta ou um dedo mínimo enluvado, com eliciação prévia do reflexo de busca, presente até os 4 meses de idade.

( ) A avaliação da deglutição de saliva é iniciada com a inspeção da mucosa oral, observando-se se a mucosa está lubrificada pela saliva (adequada), se está seca (xerostomia) ou se há acúmulo de saliva (sialoestase).

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: FHEMIG Prova: FGV - 2023 - FHEMIG - Fonoaudiólogo |
Q2266640 Fonoaudiologia
Com relação à intervenção terapêutica do fonoaudiólogo na disfagia orofaríngea neurogênica em paciente adulto, analise as afirmativas a seguir.

I. É importante considerar aspectos como etiologia, gravidade, história alimentar, psicossociais, cognitivos e condição clínica do paciente.

II. O principal norteador da reabilitação é a determinação da via oral segura, sem riscos pulmonares para manutenção do estado nutricional.

III. As abordagens terapêuticas para os sintomas de disfagia podem ser organizadas em ajustes, compensações e modificações.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Respostas
1: E
2: E