Questões de Concurso Público FHEMIG 2023 para Farmacêutico Oncologista

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: FHEMIG Prova: FGV - 2023 - FHEMIG - Farmacêutico Oncologista |
Q2266491 Farmácia
Ao longo dos anos ocorreu um avanço na farmacoterapia do câncer, levando ao aumento da expectativa de vida dos pacientes. Assim, é necessário discutir a interação entre câncer e doenças cardiovasculares, uma vez que alguns fármacos, como a doxorrubicina, se mostram potencialmente cardiotóxicos.
Acerca da cardiotoxicidade gerada por alguns fármacos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A cardiotoxicidade gerada por alguns quimioterápicos só é relevante em pacientes que recebem administração por via parenteral.

( ) A insuficiência cardíaca é uma condição rara e não está relacionada à cardiotoxicidade gerada por alguns quimioterápicos em pacientes com doenças oncológicas.

( ) O paciente diagnosticado com insuficiência cardíaca ocasionada a partir do tratamento oncológico, deve suspender a terapia, a fim de levar a uma reversão da cardiotoxicidade.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: FHEMIG Prova: FGV - 2023 - FHEMIG - Farmacêutico Oncologista |
Q2266492 Farmácia
No Brasil, a Resolução RDC nº 220/2004 norteia a manipulação de antineoplásicos. Nessa resolução, é descrito o regulamento técnico de funcionamento para os Serviços de Terapia Antineoplásica, que exige a validação da Cabine de Segurança Biológica (CSB) Classe II B2, por profissionais adequados e o registro de todos os processos. Essa etapa é crucial para a biossegurança e a minimização da exposição dos profissionais farmacêuticos aos fármacos perigosos.

Segundo a RDC nº 220/2004, a validação da CSB deve ocorrer com periodicidade
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: FHEMIG Prova: FGV - 2023 - FHEMIG - Farmacêutico Oncologista |
Q2266493 Farmácia
Pacientes adultos e pediátricos, com diagnósticos de neoplasias sólidas e hematológicas, podem ser acometidos por um tipo específico de toxicidade hematológica, quando submetidos à quimioterapia.

Os sinais clínicos dessa complicação incluem baixa contagem de neutrófilos circulantes, febre acima de 37,8oC e possibilidade de infecções por bactérias multirresistentes, que levam à necessidade de farmacoterapia antibiótica empírica o mais breve possível ao diagnóstico, seguida da confirmação do agente etiológico e da definição da esquema terapêutico, após a realização do antibiograma.

Frente ao quadro clínico descrito acima, as opções terapêuticas farmacológicas de destaque na prática clínica oncológica, são
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: E