Questões de Concurso Público FHEMIG 2023 para Farmacêutico Oncologista

Foram encontradas 9 questões

Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: FHEMIG Prova: FGV - 2023 - FHEMIG - Farmacêutico Oncologista |
Q2266483 Farmácia
Paciente do sexo feminino, procurou atendimento médico se queixando de aumento progressivo de linfonodos em diferentes áreas do corpo, além de queixas de desconforto abdominal, astenia, perda ponderal de 12kg em três meses e sudorese noturna.
O médico constatou linfonodos aumentados e firmes à palpação, suspeitando de doença linfoproliferativa. Após a suspeita, a paciente foi submetida a biopsia confirmando o diagnóstico de linfoma não Hodgkin de células B de alto grau. A paciente está programada para iniciar o protocolo R-CHOP.
Durante uma consulta de avaliação pré-quimioterapia, foi identificado que a paciente possui histórico de hiperuricemia e episódios prévios de cálculos renais. Devido ao protocolo recomendado com R-CHOP, que inclui a administração de ciclofosfamida, o oncologista considerou a prescrição de alopurinol, para prevenir a formação de ácido úrico, visto que a ciclofosfamida pode levar aumento dos seus níveis.
Diante do exposto, considerando a relação da ciclofosfamida com alopurinol, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: FHEMIG Prova: FGV - 2023 - FHEMIG - Farmacêutico Oncologista |
Q2266484 Farmácia
Os cânceres de cólon e de reto são uma das principais causas de morbidade e de mortalidade relacionadas ao câncer em todo mundo. No Brasil, eles ocupam a terceira posição entre os tipos mais frequentes, com 45.630 casos, o que corresponde a um risco estimado de 21,10 casos por 100 mil habitantes, sendo 21.970 casos entre os homens e 23.660 casos entre as mulheres.
(INCA, 2022)
Em câncer colorretal em estágio III, pode ser indicado quimioterapia adjuvante com capecitabina associada ou não a oxaliplatina. A seleção do tratamento deve considerar as características fisiológicas e a capacidade funcional individual, o perfil de toxicidade e os protocolos terapêuticos institucionais.
Assinale a opção que indica os efeitos indesejáveis comumente observados com capecitabina.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: FHEMIG Prova: FGV - 2023 - FHEMIG - Farmacêutico Oncologista |
Q2266485 Farmácia
Paciente com câncer de pulmão de não pequenas células precisa sofrer investigação quanto à mutação genética no gene EGFR, e quando negativo necessita da pesquisa da translocação do gene ALK, para que, a partir destes testes, possa traçar o melhor tratamento farmacológico. Um dos protocolos recomendados é o uso de cisplatina e pemetrexede.

Os análogos da platina podem levar a inúmeros efeitos colaterais que são muito bem descritos na literatura, porém as náuseas e os vômitos são os efeitos que mais levam à suspensão de seu uso.

As principais classes farmacológicas utilizadas para prevenção e tratamento da náusea incluem os antagonistas dos receptores 5HT3, antagonistas dos receptores NK1 e corticoides. Outras classes também poderão trazer ganhos potenciais com efeitos antieméticos, como os antagonistas de dopamina, os benzodiazepínicos e os canabinoides.

Assinale a opção que indica o fármaco que precisa estar associado a outros antieméticos e que merece atenção, devido aos seus sintomas extrapiramidais.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: FHEMIG Prova: FGV - 2023 - FHEMIG - Farmacêutico Oncologista |
Q2266486 Farmácia
Avanços importantes no tratamento para o câncer de mama têm sido observado nos últimos anos, como a crescente busca na individualização da fármacoterapia.
A escolha do tratamento deve estar de acordo com o estadiamento da doença, as características biológicas do tumor, e, até mesmo, o estado de saúde da paciente, levando em conta idade, comorbidades e status menopausal.
O tratamento sistêmico consiste em quimioterapia, terapia biológica e hormonioterapia.
Para tratamento de câncer de mama avançado ou metastático HER2 negativo com mutação no gene BRCA1/2, é indicado
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: FHEMIG Prova: FGV - 2023 - FHEMIG - Farmacêutico Oncologista |
Q2266487 Farmácia
Avaliando o potencial imunogênico dos anticorpos monoclonais usados isoladamente ou em associação com quimioterapia, assinale a opção que mostra, em ordem crescente, a sequência correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: E
5: C