Questões de Concurso Público DPE-RS 2023 para Analista - Área de Apoio Especializado - Engenharia Elétrica

Foram encontradas 5 questões

Q2224067 Engenharia Elétrica
O operador de um equipamento foi submetido a um choque em decorrência de um contato da fase na estrutura metálica do equipamento. O esquema de aterramento da instalação é do tipo TN e a proteção desse equipamento se dá por meio de um disjuntor de 30 A. O tempo máximo de exposição a esse choque, indicado na curva desse disjuntor, corta a faixa de atuação no disjuntor nos valores correspondentes aos múltiplos de sua corrente nominal iguais a 5, 6, 7, 8, 9 e 10, sendo que 5 e 10 são os valores das extremidades da faixa de atuação.
A corrente de falta, para que o disjuntor propicie a proteção do operador, deve ser:
Alternativas
Q2224071 Engenharia Elétrica
Uma edificação de comprimento e largura iguais a 16 e 6 metros, respectivamente, é protegida contra descargas atmosféricas por meio de para-raios do tipo Franklin com ângulo de proteção igual a 30º . A quantidade mínima de hastes necessárias para proteger a edificação, sabendo-se que a altura de cada haste é de 8,7 m, é igual a: 
Alternativas
Q2224073 Engenharia Elétrica
Em uma subestação, os equipamentos responsáveis por atuar diante de picos de tensão, na medição de corrente elétrica e na segregação de partes da subestação, são, respectivamente: 
Alternativas
Q2224074 Engenharia Elétrica
Uma subestação abaixadora possui um transformador na configuração delta-estrela de 300√3 kVA e tensão primária de 15 kV. A corrente de curto-circuito na sua entrada é de 1 kA. Considerando como bases os valores nominais do transformador, a reatância reduzida do sistema ligada à entrada da subestação é de:
Alternativas
Q2224083 Engenharia Elétrica
No transformador de uma subestação ocorre um incêndio. A classe desse incêndio e o tipo de extintor que deve ser utilizado em seu combate são:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: B
5: C