Questões de Concurso Público CGE-SC 2023 para Auditor do Estado - Ciências da Computação - Tarde (Conhecimentos Específicos)

Foram encontradas 5 questões

Q2066811 Banco de Dados
Select at.customerid, at.tdate from salestransaction at where at.tdate > GETDATE( ) - 10 order by at.tdate desc
A instrução SQL acima é executada milhões de vezes por dia em um SGBDR Microsoft SQL Server. Considerando que ‘customerid’ é parte da chave primária e que ‘tdate’ não está indexada e não apresenta valores únicos, assinale o índice a seguir que irá prover uma melhor otimização para essa consulta.
Alternativas
Q2066812 Banco de Dados
Considere os clientes de uma loja cadastrados em um SGBDR Microsoft SQL Server, e a necessidade de sortear um cliente para receber um prêmio. O administrador resolve realizar o sorteio através de um código Transact-SQL (TSQL).
Dos códigos a seguir, identifique o que irá realizar o sorteio de forma imparcial.
Alternativas
Q2066816 Banco de Dados
Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD) relacionais que seguem o padrão SQL implementam objeto chamado VIEW.
Segundo Ramakrishnan, em seu livro Sistemas Gerenciador de Banco de Dados, VIEW é definida como tabelas cujas linhas não são armazenadas explicitamente no banco de dados, mas calculadas conforme necessário, com base na definição de visão.
Com relação à VIEW no Microsoft SQL Server, analise as afirmativas a seguir.
I. A view é utilizada para tornar a percepção do usuário mais simplificada e focalizada. II. Visões são instrumentos de segurança, pois permitem restringir o acesso aos dados, ou seja, usuários não possuem permissões para acessar as tabelas base. III. O Objeto view é utilizado para simular versões anteriores de tabelas que teve seu esquema transformado e assim garantir o pleno funcionamento dos sistemas. IV. As instruções de SQL UPDATE, DELETE e INSERT são permitidas desde que realizadas utilizando colunas de uma única tabela base.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2066817 Banco de Dados
Nos SGBDs relacionais, os procedimentos chamados automaticamente como ação imediata após um determinado evento são chamados Trigger ou Gatilho. Geralmente esses objetos são especificados por um DBA.
Na descrição de uma Trigger podem-se encontrar três partes: (i) evento que é a alteração no banco de dado que ativa a trigger; (ii) condição, consulta ou teste que é executado quando a trigger é ativada; e (iii) ação que diz respeito ao procedimento que é executado quando a trigger é ativada e quando a condição é verdadeira.
Sobre triggers no SGBD Microsoft SQL Server, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para afirmativa falsa.
( ) Não é permitido criar trigger de DELETE/UPDATE em colunas de tabelas que sejam chaves estrangeiras e tenham configurado DELETE/UPDATE de forma CASCADE. ( ) Uma das maneira de auditar tabelas de bancos de dados é usando trigges. No SQL Server é permitido construir triggers em eventos do TRUNCATE TABLE uma vez que esse comando não deixa de ser de fato um comando de DELETE. ( ) É permitido criar triggers para eventos de CREATE, DROP, ALTER, RESTORE DATABASE assim como para LOGON com intuito de aumentar a segurança do banco de dados.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2066820 Banco de Dados
Em 1970, Codd propôs o modelo de dados relacional. Na época, os bancos de dados usavam modelos hierárquicos e de rede. O modelo relacional revolucionou a área de banco de dados deixando os dois outros modelos praticamente esquecidos.
Como o nome do modelo já diz, um banco de dados relacional é uma coleção de relações com nomes distintos entre entidades. Um banco de dados é considerado bom quando o SGBD garante que as informações sendo armazenadas estão corretas e, para isso, é utilizado o conceito de restrições de integridade.
Assim, para garantir a integridade dos dados, SGBDs como o Microsoft SQL Server implementam o conceito de chaves primária e estrangeiras.
Em relação a chaves primárias e estrangeiras no Microsoft SQL Server, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para afirmativa falsa.
( ) Se, ao criar uma chave primária em uma tabela, não for especificado NOCLUSTERED ou CLUSTERED e se essa tabela não possuir um índice CLUSTERED, por definição a chave primária é criada junto a um índice CLUSTERED. ( ) Os dados das colunas usadas para compor a chave primária devem possui valores exclusivos, de modo que o valor NULL só pode aparecer uma vez. ( ) Uma chave estrangeira de uma tabela pode fazer referência a uma coluna de outra tabela de outro banco de dados. ( ) Uma chave estrangeira de uma tabela não precisa estar vinculado a uma chave primária de outra tabela, desde que a coluna referenciada seja UNIQUE.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: B
5: C